
F. C. Porto venceu em Guimarães
Foto: Hugo Delgado/Lusa
Uma rixa entre adeptos após o apito final do jogo entre o Vitória de Guimarães e o F. C. Porto levou, este domingo, à detenção de 37 pessoas na Cidade Berço. Entre os detidos pela PSP de Braga depois da vitória portista, estão aficionados que causaram danos em viaturas e numa loja. Um dos presos empunhava um bastão extensível.
A maioria dos detidos (33) participava numa rixa na Rua Cónego Dr. Manuel Faria, tendo danificado um estabelecimento comercial. "A PSP foi acionada para o local por diversos cidadãos que verificaram um grande número de adeptos em distúrbios. Após a deslocação de diversos meios policiais para o local, foi possível intercetar, de imediato, 33 cidadãos envolvidos na rixa", como pode ler-se no comunicado da Direção Nacional da PSP, enviado esta segunda-feira às redações.
Entre os 33 indivíduos intercetados, foi indiciado, também, uma pessoa pelo crime de tráfico de droga, nomeadamente cocaína, e outra pelo crime de posse de arma proibida, no caso era "um artigo de pirotecnia adulterado". Os agentes da PSP apanharam, em flagrante, três adeptos a danificarem duas viaturas na Avenida da Imaculada Conceição. "Os mesmos se identificaram como sendo pertencentes a adeptos afetos à equipa adversária", explica a PSP, sem detalhar se eram aficionados do F. C. Porto ou do Vitória de Guimarães.
Policiamento reforçado
"Desta situação resultou, ainda, a detenção de um cidadão por posse de arma proibida, nomeadamente de um bastão extensível. Com a rápida intervenção da PSP, foi possível evitar incidentes de maior expressão, cessar e mitigar os que já se encontravam em desenvolvimento", salienta a Direção Nacional da PSP.
Através do Comando Distrital de Braga da PSP, o policiamento desportivo em Guimarães foi reforçado com equipas de patrulhamento, de trânsito, de intervenção rápida e de prevenção e reação imediata. A ação policial contou, igualmente, com o corpo de intervenção e o grupo operacional cinotécnico da Unidade Especial de Polícia, as equipas de Spotters e equipas de investigação criminal, "estas últimas com o objetivo de detetar e intercetar indivíduos suspeitos de preparar e cometer atos ilícitos no âmbito da violência no desporto". A PSP deixa, por fim, um agradecimento à maioria dos adeptos presentes em Guimarães "pelo comportamento cívico".
