Roberto Martínez divulgou, esta terça-feira, a lista dos 26 futebolistas convocados para o Campeonato da Europa. O selecionador nacional explicou as ausências de Francisco Trincão e Pedro Gonçalves e ainda a escolha de Francisco Conceição.
Corpo do artigo
Diogo Costa; José Sá, Rui Patrício; António Silva, Danilo, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Pepe, Rúben Dias; Bruno Fernandes, João Neves, João Palhinha, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Francisco Conceição, Gonçalo Ramos, João Félix, Pedro Neto e Rafael Leão.
Terminamos o acompanhamento do anúncio da convocatória para o Euro2024 por parte do selecionador Roberto Martínez. Siga todas as notícias em jn.pt.
"Gostava de dar os parabéns ao Sporting pelo campeonato. Trincão teve azar, esteve nos convocados de março mas estava lesionado, Pedro Gonçalves não entrou. A lista não é deixar jogadores de fora, é os jogadores que estão dentro. Há muita competitividade, a seleção somos todos não é para entrar na rivalidade de clubes. A convocatória representa o trabalho dos últimos 18 meses", clarificou Roberto Martínez.
Mensagem para Trincão e Pedro Gonçalves: "Depois do Europeu há outro processo e os jogadores sempre têm a porta aberta de vir à seleção".
"Francisco Conceição teve uma época de janeiro até ao final em que mostrou ser um jogador diferente. Bom pé esquerdo, vertical, é um espalha brasas e tem personalidade. Foi muito importante que tivesse o estágio de março pelo trabalho de treino e a segunda parte contra a Eslovénia foi decisiva. Um jogador tem de estar pronto no momento certo e o Francisco é um jogador que está num momento ótimo e aproveitou a sua oportunidade em março", explicou Roberto Martínez.
"Podemos jogar com uma linha de três centrais, podemos formar uma linha de três com jogadores que não são centrais... a equipa pode ter flexibilidade tática. Para nós é importante utilizar essa flexibilidade, temos cinco centrais por equilíbrio da lista", disse Roberto Martínez
As maiores surpresas da convocatória de Roberto Martínez surgem na frente de ataque. A começar por Diogo Jota, que passou uma parte da época lesionado, o mesmo se aplica para Pedro Neto.
Francisco Conceição, já convocado no último estágio da seleção, também chama à atenção, principalmente pela ausência de Francisco Trincão, campeão nacional pelo Sporting. Algo que também é aplicável para Pedro Gonçalves.
"Foi muito difícil deixar Ricardo Horta de fora. Tecnicamente e táticamente é um jogador de sonho para qualquer treinador, mas há outros nomes mais indicados para aquilo que precisamos. Mas fez tudo para integrar a lista final", disse o selecionador nacional.
"Cristiano Ronaldo é melhor falar dos números. Tem 42 golos em 41 jogos pelo clube mostra uma continuidade e qualidade à frente da baliza que precisamos", disse Roberto Martínez.
"Não foi possível jogador entrar na lista final se não fez parte dos últimos seis estágios. Trincão, Pedro Gonçalves, tiveram uma época execional, mas as decisões têm a ideia do que precisamos de fazer no Europeu", começou por dizer o selecionador nacional.
"Diogo Jota está apto e o Pepe também para o começo da preparação a 2 de junho. Não há risco, apenas o risco normal do futebol. Não estamos a correr um risco porque os jogadores estão aptos fisicamente pelo departamento médico".
Boa tarde, acompanhe aqui a divulgação de Roberto Martínez dos 26 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa.
Tendo estado ausente dos últimos jogos do F. C. Porto por lesão e encontrando-se em dúvida para a final da Taça de Portugal, a convocatória de Pepe é uma incógnita.
Em condições normais, o experiente central seria convocado, mas a dúvida reside na condição física do jogador portista. Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Toti Gomes e António Silva são outras opções para o centro da defesa.
Além dos habituais convocados - Cristiano Ronaldo, João Félix, Rafael Leão, entre outros - Roberto Martínez tem muitas opções para a frente de ataque.
Francisco Conceição e Trincão, em bom plano nos clubes, lutam por um lugar nos convocados. A versatilidade de Jota Silva e a qualidade de Pedro Gonçalves podem também baralhar as contas ao selecionador nacional.
Roberto Martínez terá algumas dores de cabeça na defesa. Raphael Guerreiro, habitual convocado na seleção nacional, contraiu uma lesão no início de maio e está em dúvida para o Euro. A polivalência de João Cancelo pode fazer o selecionador nacional optar por Nélson Semedo e Diogo Dalot, levando para a Alemanha apenas três laterais.