Selecionador nacional explica opções e lança pistas para o futuro da seleção e abordagem ao Euro 2024, na Alemanha. Treinador elogia mentalidade.
Corpo do artigo
Num olhar sobre o futuro e a presença de Portugal no Euro 2024, na Alemanha, Roberto Martínez abriu o livro e deixou algumas pistas sobre o que esperar da equipa das quinas. Em entrevista à Sport TV, o selecionador nacional explicou algumas das opções que tem feito e apresentou argumentos para um dos temas que mais o tem perseguido desde que assumiu o comando: as exclusões de Nuno Santos e Paulinho. “O Nuno Santos é um jogador com uma capacidade física muito alta. Mas temos o Nuno Mendes, que pode fazer o mesmo, o Raphael Guerreiro, que também jogou nessa posição. Depois temos o Rafael Leão, que não tem o mesmo papel, mas joga na mesma zona com uma estrutura diferente. O Nuno Santos tem dificuldade porque há muitos jogadores à frente”, fez notar, debruçando-se sobre o avançado do Sporting, que tem enfrentado a feroz concorrência de Gyokeres: “O Paulinho enfrenta uma dificuldade, com outro ponta de lança no Sporting [Gyokeres]. Uma competitividade direta. Mas nós temos jogadores como o André Silva, que está apto outra vez, o Beto, na mesma posição, mas muito diferente, e um mais jovem, que é o Tiago Tomás, que tem estado muito bem na Bundesliga. A nossa escolha até agora é ter dois pontas de lança, mas estamos a acompanhar o que o Paulinho está a fazer”.
Roberto Martínez deixou uma espécie de aviso a Pepe, central do F. C. Porto: “É importante estar presente nos estágios. É uma situação muito saudável. Temos muitos jogadores e opções para todas as posições. Há centrais que estão a trabalhar muito bem. É importante, para termos o Pepe no Europeu, que possa estar em março para mostrar o que pode fazer. Sabemos o que o Pepe tem. Uma experiência e uma atitude espetacular. É um período de 13 semanas até ao estágio de março em que os jogadores podem mostrar o que podem fazer. É importante para o Pepe e outros jogadores, que nunca tiveram oportunidades, como o Diogo Leite, que tem estado nos pré-convocados”.
João Neves, o novo menino bonito do Benfica, também foi tema de análise: “Jogou nos sub-21, no Europeu, foi importante. Depois há o início de época. Há momentos chave quando estamos a acompanhar um jogador. E um jogador de 18 ou 19 anos quando é o homem do jogo no encontro mais importante da Liga, precisa de uma recompensa. Está a crescer muito”.