Roberto Martínez garante que não foi desonesto com o jogador do Sporting. Portugal defronta hoje a Croácia, no Estádio da Luz, para a fase de grupos da Liga das Nações.
Corpo do artigo
Portugal faz hoje o primeiro jogo após o Euro 2024, no Estádio da Luz, onde defronta a Croácia, rival que, em junho, num duelo de preparação, levou a melhor sobre as quinas (1-2). “Estamos ansiosos por voltar a jogar, Portugal está cheio de energia e de vontade. A Croácia é um teste interesante, gosta de ter a bola, mas nós temos muita ambição. O ambiente vai ser bom, o estádio vai estar cheio”, disse o selecionador Roberto Martínez, na antevisão da partida do Grupo 1 da Liga das Nações.
Ausente no Europeu, Pedro Gonçalves é um dos destaques da convocatória. “Merece estar aqui, mas ele sabe que há muita competitividade, há vários jogadores para a mesma posição. Gostei muito da sua atitude nas sessões, treinou muito bem”, revelou. Questionado se devia explicar-se ao jogador do Sporting por não o ter escolhido para a Alemanha, o espanhol foi perentório: “Não tenho de lhe pedir desculpa, isso só acontece quando não há honestidade. O trabalho do selecionador é ter a maior informação possível”.
Quenda elogiado
O jovem leão Quenda, outra novidade na lista, foi também elogiado. “Os treinadores costumam dizer que a idade não é um critério e Quenda é um exemplo. Tem uma qualidade que não é normal aos 17 anos e apresenta uma personalidade incrível. Fez um Europeu sub-17 muito bom, está na equipa principal do Sporting, e encontra-se pronto para a seleção”, salientou.
Sobre o onze, admitiu que pode haver surpresas. “O formato da Liga das Nações mudou, agora há dois jogos separados por 72 horas, e temos de nos adaptar. Todos os jogadores são importantes, os que começam as partidas e os que acabam. Só revelo a equipa antes do jogo”, disse.
Ainda fresco na memória, Martínez lembrou o percurso de Portugal no Europeu. “Queremos vencer sempre, mas não podemos esquecer os detalhes. O nosso melhor jogo foi com a França, a equipa cresceu muito durante o torneio e estávamos prontos para jogar mais duas partidas. Críticas? Fazem parte, mas a exigência é máxima, em especial a de dentro”, vincou.
Calendário
Bernardo Silva critica número de jogos e fala em “carga absurda”
O médio português Bernardo Silva criticou, na Cidade do Futebol, o calendário exigente a que os futebolistas estão hoje sujeitos. “Os jogadores adoram o que fazem, mas, de ano para ano, há jogos e mais jogos, o calendário está completamente louco. A carga é absurda”, lamentou o esquerdino do Manchester City. Na véspera do duelo com a Croácia, Bernardo Silva, de 30 anos, afirmou que espera uma boa partida de Portugal e elogiou Quenda. “Possivelmente vai roubar-me o lugar [risos]”, brincou. Sobre o Euro 2024, admitiu insatisfação. “Tínhamos ambições muito maiores e há coisas que podemos fazer melhor”, vincou o médio do City.