O tenista suíço Roger Federer, terceiro do "ranking" mundial e vice-campeão em Londres2012, anunciou que não vai aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por estar lesionado num joelho.
Corpo do artigo
"Estou extremamente dececionado por anunciar que não poderei representar a Suíça nos Jogos Olímpicos do Rio e que vou também falhar o resto da época", escreveu no Facebook o tenista, campeão olímpico de pares em Pequim2008, com Stan Wawrinka.
Detentor de um grande palmarés, com 17 títulos do Grand Slam, Federer continuava a perseguir um título olímpico individual, um dos poucos marcos que lhe falta no currículo.
Quase com 35 anos, que fará a 8 de agosto, falhou o objetivo olímpico há quatro anos, em Londres2012, perdendo a final na relva de Wimbledon ante o escocês Andy Murray.
Os médicos aconselharam Federer a parar um pouco e descansar o joelho para "poder continuar a jogar vários anos sem lesões", explica o jogador, que afasta por completo um quadro de retirada desportiva.
Pela primeira vez desde 2001, Federer vai fechar o ano sem qualquer troféu ATP. No total, soma já 88 vitórias em torneios.
"Estou motivado como nunca e tenho a intenção de colocar toda a minha energia num regresso em força e de boa saúde", diz o jogador, que espera regressar em 2017 na Taça Hopman, a competição mista em que joga com Belinda Belic.