Primoz Roglic é o novo líder da classificação geral da Volta a Espanha, depois de ter vencido, com grande classe, a 19.ª etapa, que terminou num autêntico muro, na contagem de montanha de primeira categoria do Alto de Moncalvillo.
Corpo do artigo
Depois de vários dias a segurar a camisola vermelha por apenas cinco segundos, Ben O'Connor foi impotente para resistir ao ataque da Red Bull-Bora na segunda e última dificuldade do dia.
Na fase final dos 173,5 quilómetros que ligaram Logroño ao Alto de Moncalvillo, e com o pelotão agrupado, a Red Bull-Bora arrancou para um autêntico contrarrelógio por equipas, que deixou os rivais apeados.
Dani Martínez e Aleksandr Vlasov imprimiram um ritmo absolutamente frenético e, a cinco quilómetros da meta, Roglic lançou o ataque definitivo e, em pouco tempo, ganhou mais de 30 segundos a Ben O'Connor.
A diferença foi aumentando, enquanto Enric Mas também deixou o grupo de favoritos para se aproximar, na geral, de O'Connor, que acabou por perder 1.49 minutos para Roglic e 59 segundos em relação ao ciclista espanhol.
Com esta terceira vitória na Vuelta 2024, o esloveno da Red Bull-Bora passa a liderar, com 1.54 de vantagem sobre O'Connor e 2.20 minutos em relação a Mas, estando muito de conquistar, pela quarta vez na carreira, Volta a Espanha.