Nas últimas semanas, Cristiano Ronaldo tem sido dos jogadores mais falados no mundo do futebol. As constantes notícias sobre a vontade em sair do Manchester United, o facto de de se ter apresentado mais tarde na pré-época e as rejeições dos grandes clubes internacionais prejudicaram a imagem do futebolista, segundo a opinião de três especialistas consultados pelo JN. Mas os negócios, os patrocínios e a marca empresarial CR7 deverão sair ilesos desta tempestade.
Corpo do artigo
"As últimas semanas prejudicaram um pouco a imagem de Cristiano Ronaldo por causa de um comportamento anormal", começou por dizer Daniel Sá, diretor do IPAM. Nuno Saraiva, ex-diretor de comunicação do Sporting, acredita que a forma como o português geriu o mediatismo em torno do seu futuro "afetou a ideia de enorme profissional que sempre transmitiu".
Uma das questões levantadas foi a possibilidade de os negócios e patrocínios de Cristiano Ronaldo saírem manchados desta instabilidade. A conclusão dos três especialistas foi que tudo isto aconteceu num espaço de tempo demasiado curto para afetar a área financeira e publicitária. Consideram, ainda, que a marca CR7 se mantém das mais valiosas no mercado. "Ronaldo é uma marca com 20 anos de profissionalismo extremo e isso não se destrói em três ou quatro semanas", explicou Daniel Sá.
Além de ser uma figura planetária, Ronaldo é uma bandeira da Região Autónoma da Madeira, onde atrai muitos turistas que querem conhecer as origens de um dos melhores jogadores de sempre. "No passado, a notoriedade de CR7 teve influência no número de pessoas a visitar a ilha. Para esta situação ter um efeito negativo na Madeira era preciso acontecer algo muito grave", explicou Cláudia Seabra, investigadora na Universidade de Coimbra, coautora de um estudo sobre o impacto de CR7 no turismo na ilha da Madeira. A especialista lembra ainda que "ao longo dos anos Cristiano mostrou sempre que ultrapassa este tipo de questões e ressurge mais forte".
No meio da tempestade, a gestão do caso do ponto de vista mediático podia ter sido diferente. "A comunicação deveria ter sido melhor, não permitindo que se instalasse na opinião pública a ideia que o jogador fez uma "birra" para sair do Manchester United e que os maiores clubes do Mundo o rejeitaram", acrescentou Nuno Saraiva.
Na semana passada, o futebolista revelou, num comentário de Instagram, que vai dar uma entrevista para esclarecer toda a verdade. Daniel Sá acredita que é uma boa maneira de "esclarecer as notícias geradas à volta dele".
O império do craque
HOTÉIS
Pestana CR7
Um dos vários setores em que Cristiano Ronaldo tem investimento é no hoteleiro. A parceria com o grupo Pestana já levou à abertura de hotéis no Funchal, Lisboa, Madrid, Marraquexe e Nova Iorque.
GINÁSIO
CR7 Fitness by Crunch
Um estilo de vida saudável é uma das marcas do jogador. Em parceria com a Crunch, que tem ginásios em todo o Mundo, Ronaldo abriu dois centros em Matosinhos, um no Porto e outro em Aveiro.
vestuário e perfumaria
CR7
As iniciais do nome e o número com que jogou a maior parte da carreira dão a imagem de marca à linha de vestuário e perfumaria do jogador. Roupa interior, calçado, óculos e perfumes são dos principais produtos.
clínica de implantes capilares
Insparya
Em 2019, associou-se ao empresário Paulo Ramos para abrir a Insparya, clínica de implantes capilares que existe em Madrid e Marbella - prevê-se a abertura de mais dez até 2027. Em Portugal, a Insparya comprou o Grupo Saúde Viável cujos espaços em Lisboa, Porto e Vilamoura passaram a fazer parte da rede.
Tecnologia
7egend
Em 2017 tornou-se no investidor maioritário da agência digital 7egend. Cria soluções tecnológicas para empresas como McDonald"s ou Fnac.
Dados
Dúvidas na forma para o Mundial
O facto de Cristiano Ronaldo ter o futuro instável poderá prejudicar o rendimento no Mundial. O jogador não fez pré-época, ao contrário dos outros rivais, e iniciar em setembro noutro clube pode atrasar o processo para chegar à melhor forma física.
Portas fechadas
Há pelo menos três clubes que, publicamente, fecharam as portas a CR7. O Atlético Madrid e o Bayern Munique reforçaram que não têm interesse no jogador, pela idade e esforço económico, enquanto o Chelsea estará a avançar para a contratação do avançado Aubameyang.