
Rosa Mota tem 67 anos
Foto: Fábio Poço
A campeã olímpica Rosa Mota é a primeira mulher a vencer o Grande Prémio Portugalidade da Fundação Ilídio Pinho. A distinção, que consiste numa medalha de Siza Vieira e no valor de 100 mil euros, vai ser entregue a 19 de dezembro pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Corpo do artigo
É o maior prémio pecuniário em Portugal destinado a uma personalidade e já foi atribuído a Tolentino de Mendonça, Siza Vieira e Ramalho Eanes. Com o valor de 100 mil euros e uma medalha de Siza Vieira, o Grande Prémio Portugalidade da Fundação de Ilídio Pinho vai ser entregue, pela primeira vez, a uma mulher: Rosa Mota.
A decisão foi tomada por um jurí presidido por Ilídio Pinho e constituído pelos presidentes das Câmaras de Lisboa, Porto e Vale de Cambra (respetivamente Carlos Moedas, Pedro Duarte e José Pinheiro), pelos reitores das universidades do Porto, Coimbra, Aveiro e Católica, vários académicos como os professores Fatima Vieira, João Pinto, além de Júlio Pedrosa (ex-ministro da Educaçãoo), Carlos Magno, Marta Pinho e Nuno Santos.
O prémio será entregue numa cerimónia pública a realizar na Câmara de Lisboa, no próxima dia 19 de dezembro. A sessão será presidida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

