
Mundial 2026 realiza-se nos EUA, Canadá e México
Foto: FIFA
Se eliminar a Dinamarca na Liga das Nações, Portugal ficará no Grupo F, com Hungria, República da Irlanda e Arménia. Se for afastado, vai para o Grupo C, com Grécia, Escócia e Bielorrússia.
Corpo do artigo
O sorteio da fase europeia de apuramento para o Mundial 2026, realizado esta sexta-feira em Zurique, foi condicionado para Portugal, que só ficará a conhecer os adversários no grupo depois de saber se é, ou não, apurado para as meias-finais da Liga das Nações, na eliminatória com a Dinamarca, agendada para março do próximo ano.
Se afastar os dinamarqueses, a seleção portuguesa ficará incluída no Grupo F, juntamente com a Hungria, República da Irlanda e Arménia.
Se for eliminada pela Dinamarca, a equipa das quinas ficará no Grupo C, defrontando a Grécia, a Escócia e a Bielorrússia.
Num sorteio em que a dimensão dos grupos não era necessariamente determinada pela presença nos quartos de final da Liga das Nações, Portugal ficou num dos seis grupos com quatro seleções (há mais seis com cinco equipas) ou seja, fará apenas seis jogos nesta fase.
As partidas do grupo da seleção lusa serão realizadas em 2025 nas datas FIFA de setembro (primeira jornada nos dias 4 a 6; segunda jornada nos dias 7 a 9), outubro (terceira jornada nos dias 9 a 11; quarta jornada nos dias 12 a 14) e novembro (quinta jornada nos dias 13 a 15; sexta jornada nos dias 16 a 18).
Caso siga para os play-offs, Portugal só decidirá o apuramento em 2026, com jogos nos dias 26 e 31 de março desse ano.
Há 16 vagas para a Europa em jogo
A qualificação para o Mundial, cuja fase final se realizará no verão de 2026 nos EUA, Canadá e México, é garantida diretamente pelo primeiro classificado de cada um dos 12 grupos da zona europeia.
As restantes quatro vagas serão disputadas em quatro play-offs, pelos 12 segundos classificados dos grupos e mais as quatro equipas com melhor ranking na Liga das Nações, mas que não consigam ficar nos dois primeiros lugares de cada grupo de apuramento para o Campeonato do Mundo. Cada play-off tem quatro seleções, que jogarão meias-finais e final em locais ainda a definir, com o vencedor a apurar-se.
Recorde-se que, para chegar ao Mundial 2022, Portugal teve de jogar um desses play-offs, tendo ganho primeiro à Turquia e depois à Macedónia do Norte, em jogos realizados no Estádio do Dragão.
Para já, apenas estão definidos o Grupo B (Suíça, Suécia, Eslovénia, Kosovo), o Grupo H (Áustria, Roménia, Bósnia-Herzegovina, Chipre, São Marino), o Grupo J (Bélgica, Gales, Macedónia, Cazaquistão, Liechtenstein) e o Grupo K (Inglaterra, Sérvia, Albânia, Letónia, Andorra).
Os restantes oito grupos, incluindo o de Portugal, dependem dos resultados dos quartos de final da Liga dos Nações (jogos a 20 e 23 de março do próximo ano). Para além da eliminatória entre a seleção de Roberto Martínez e os dinamarqueses, os duelos dessa ronda são: Alemanha-Itália, Espanha-Países Baixos e França-Croácia.

