O finlandês Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) terminou o primeiro dia do Rali do Centro Europeu, 12.ª e penúltima prova da temporada, na liderança da classificação e ficou mais perto de confirmar, antecipadamente, o bicampeonato no Mundial de Ralis.
Corpo do artigo
O piloto de 23 anos fechou o dia de sexta-feira, após seis especiais disputadas na República Checa, com o tempo de 1:13.05,1 horas, deixando na segunda posição o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), a 36,4 segundos, com o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) em terceiro, a 47,2. Rovanperä precisa de terminar esta penúltima ronda da temporada na frente de Evans para festejar o bicampeonato já no próximo domingo.
Começando o dia na quarta posição, Rovanperä entrou ao ataque, vencendo as primeiras três especiais do dia, o que lhe permitiu cavar meio minuto de distância para Evans, que era, na altura, o segundo.
Com as estradas checas molhadas e enlameadas, o talento do piloto finlandês, que no ano passado se tornou no mais novo campeão mundial de sempre, veio ao de cima.
"Não acho que tenha puxado assim tanto. O facto de ser o primeiro em pista ajudou", explicou o piloto da Toyota. A equipa nipónica viu o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) sofrer um furo logo na especial de abertura, que lhe custou 40 segundos.
O antigo campeão mundial ainda recuperou do 10.º lugar para onde caiu até ao sexto posto final, mas já a 2.35,9 minutos.
Pior sorte teve o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20), que se despistou na terceira especial do dia, a fechar a manhã, e ficou já arredado da prova (deverá regressar em super-rally).
Neste sábado, os pilotos enfrentam seis especiais, quatro delas disputadas na Áustria (as restantes duas serão na Alemanha), com um total de 109,5 quilómetros cronometrados.