Ruben Amorim: "Gyökeres? Fez uma época fantástica e não precisa de estar stressado com os golos"
Ruben Amorim, em antevisão, lançou o duelo que irá colocar frente a frente Famalicão e Sporting, amanhã, às 20. 15 horas, num encontro reagendado da vigésima jornada. O técnico dos leões adiantou que Matheus Reis não estará disponível, salientou a força dos minhotos e abordou a mais recente razia de golos de Gyökeres.
Corpo do artigo
Antes de abordar o desafio, Ruben Amorim deixou uma mensagem de força para o técnico do Sporting de Braga, que, no passado fim de semana, perdeu o filho mais velho. "Queria, em nome do Sporting, mandar um abraço ao Rui Duarte. A maior parte de nós somos pais e é claro para todos que deve ser a pior coisa por que se pode passar na vida. Um grande abraço e que tenha muita força", começou por dizer o técnico dos leões.
Após o adiamento do jogo contra os famalicenses, Ruben Amorim referiu que gostaria de no futuro disputar este duelo com vantagem pontual no campeonato. Hoje, perante os jornalistas, voltou a abordar esse tema. "Tivemos de pensar assim, por causa de toda a envolvência após esse jogo. Os nossos adeptos ficaram muito stressados nessa altura e nós quisemos demonstrar confiança no que estávamos a fazer. Continuávamos a depender desse jogo, mas gostávamos de chegar já na frente e poder aumentar a vantagem. Isso aconteceu, e certamente que será um jogo muito complicado contra uma equipa que não perdeu nos últimos três jogos. Tem duas vitórias, empatou no Dragão, com um treinador que no ano passado não conseguimos ganhar e tivemos muitas dificuldades para defrontar. É um jogo difícil e onde queremos alargar a vantagem", explicou, acrescentando, adiantando, desde já, uma baixa:" O [Matheus] Reis não está disponível. Não vai ser convocado e ainda nem começou a fazer muitas coisas no campo", referiu.
Diferenças entre Famalicão e Gil Vicente
Ruben Amorim abordou, ainda, o estado anímico da equipa e traçou as diferenças entre o Gil Vicente e o próximo adversário. "Não senti a equipa nada ansiosa. O que percebemos é que todas as sensações que tivemos com o Gil Vicente, e um bocadinho aquela facilidade, que provocamos, será diferente neste jogo. A equipa do Famalicão é muito mais agressiva. São muito mais perigosos no último terço. Não digo que sejam melhores jogadores do que os do Gil Vicente, porque são opções, mas, fisicamente, têm uma capacidade diferente. Têm um jogador que é especial dentro da área e no jogo de cabeça. São fortes nas transições, e conhecemos bem a forma de jogar do Famalicão. Estamos à espera de um jogo difícil, que queremos vencer, mas a semana foi tranquila e estamos preparados", analisou.
"Em relação ao meu futuro, não falei nada com os jogadores, senti essa necessidade quando se falou no acordo, mas como vinha para a conferência, escusava de perder tempo e foquei os jogadores no jogo. Não sinto nada, não me perguntaram nada, só perguntam quando há folgas [risos]". Estamos tão perto de algo tão importante que não temos tempo para pensar nisso", conferenciou, não escondendo a importância deste jogo para as contas do título: "Sabemos que é possível sermos campeões, mas importante é também a esperança que tiramos aos adversários. Queremos muito ganhar, já estivemos do outro lado, queremos matar as esperanças dos adversários. Todos os jogos são importantes", assumiu.
Razia de golos de Gyökeres
O treinador português mostrou também não dar grande importância à série de jogos de Gyökeres sem fazer balançar as redes, destacou as valências do internacional sueco e não comentou uma possível parelha fora de Alvalade. "Faço como com os outros, vou dando algumas dicas, conversas informais. O que tem de fazer é aproveitar o momento, fez uma época fantástica e não precisa de estar stressado com os golos. Estão sempre à espera de que marque três golos por jogo. Se aproveitar mais o jogo, a bola vem ter com ele e entra na baliza. Ele quer muito marcar, mas tem de aproveitar mais o jogo", declarou, salientando que "mesmo não marcando, o Viktor prende os jogadores e ajuda a equipa a marcar".
O Sporting desloca-se até Famalicão para disputar um duelo referente à 20.ª jornada. O jogo está marcado para amanhã, às 20.15 horas e em caso de vitória os leões poderão alargar a vantagem para o Benfica em sete pontos.