O treinador Ruben Amorim deseja manter a boa onda dos verde e brancos e conseguir a sexta vitória consecutiva no embate de hoje com o Braga (20.15 horas, Sport TV1), em Alvalade, no qual está em jogo a qualificação para a "final four" da Taça da Liga. Este ciclo vitorioso fica ainda marcado pelo facto de os leões não terem sofrido qualquer golo nos últimos três jogos, ao contrário do que sucedia anteriormente.
Corpo do artigo
"Temos de ser uma equipa pressionante e é muito importante não sofrer. Criamos sempre muitas oportunidade e basta-nos uma para vencer", destacou Amorim, no lançamento do embate, em Alcochete.
No plano estratégico, o técnico confirmou o regresso de Adán ao onze. Morita segue lesionado, Pedro Gonçalves volta ao meio-campo e Nuno Santos deve entrar nas contas iniciais.
À margem do duelo, Ruben Amorim lançou um olhar sobre o mercado e revelou-se mais focado em assegurar alternativas para o verão e não repetir os erros do passado. "O nosso plano está bem pensado, sabemos o que queremos fazer no mercado, não pensamos muito em janeiro, mas em quem queremos contratar para o Sporting no futuro. Quem sai, quem pode sair, salvaguardar situações como a do Matheus Nunes. Não vamos cair no mesmo erro outra vez", disse o técnico, que recusou abordar os nomes associados aos leões, mas confirmou o desejo de um novo central.
"Temos tido azar com o central do lado direito, mas também referi que temos dois lesionados. Não há urgência de comprar jogador nem eu pedi um central de pé direito. Obviamente temos o nosso plano e muito é a longo prazo. E faz parte da nossa ideia trazer mais um central", destacou.
O treinador reiterou que Neto - lesionado e em fim de contrato - tem o seu aval para ficar mais uma época e recusou ver no empate do Benfica, com o Moreirense, que ditou a eliminação da taça da Liga, sinais de abrandamento das águias. "Não vi o jogo, mas de certeza que se uma das oportunidades entrasse, não estaríamos aqui a falar de perder ou não perder o gás. Isso não é importante, os adversários, agora, não são importantes, a não ser o Braga", concluiu.
Artur Jorge lembra que "a margem de erro é zero"
Um jogo com "margem de erro zero" é o que perspetiva o treinador dos minhotos para o duelo de hoje, frente ao Sporting, garantindo a "ambição" de garantir um lugar na final four. "Por ser um jogo a eliminar, temos de ter uma abordagem séria, de confiança, determinação e ambição. Respeitamos muito este adversário, mas vamos com suficiente coragem para tentar vencer e passar", prometeu Artur Jorge. O técnico considera que ambas equipas "estão melhor do que no início da época" e espera esta "seja uma das três finais na competição". Garantiu que Ricardo Horta, depois da presença no Mundial do Catar, "chegou bem e estará na lista de convocados. "A estratégia depende muito do que formos capazes de fazer. Espero que possa ser um bom espetáculo", vincou Artur Jorge.
Opção central e avançado
Ruben Amorim confirmou a ideia de poder contar com mais um defesa central, como referimos oportunamente, apesar de não conceder "urgência" ao processo. Os leões têm vários alvos em carteira casos de Martin Valjent (Málaga) e Djomandé (cedido pelo Midtjylland ao Mafra), mas ainda não avançaram em definitivo. Além disso, o clube avalia a possibilidade de se reforçar com um elemento para o eixo do ataque, dossiê que pode, no entanto, só vir a ficar concluído no verão.