O treinador do Sporting, Rui Borges, remeteu este sábado quaisquer clubes interessados em jogadores dos bicampeões nacionais de futebol para as cláusulas de rescisão e admitiu, por outro lado, que o avançado espanhol Yeremay é "interessante".
Corpo do artigo
Questionado em conferência de imprensa, em Alcochete, sobre o impacto das notícias relacionadas com o mercado de transferências no grupo, o técnico admitiu que "é natural que se fale dos jogadores" do Sporting, mas foi claro quanto à disponibilidade dos leões para vender.
"Eles sabem de antemão a ideia do clube para eventuais saídas. Têm cláusulas [de rescisão], quem quiser [contratá-los] tem de vir com as cláusulas, por certo", atirou Rui Borges, durante a antevisão do encontro da I Liga, frente ao Arouca.
Pragmático sobre esse aspeto e "focado" no que controla, "o treino", Borges recusou ainda comentar as possíveis saídas de Diogo Travassos, Ricardo Esgaio, Matheus Reis e St. Juste, garantindo que "fazem parte do plantel" e que isso "não é assunto".
Leia também St. Juste viajou para Espanha e vai reforçar o Osasuna
Quanto a possíveis contratações, começou por recusar falar de Yeremay, avançado do Deportivo da Corunha, da II Liga espanhola, mas deixou escapar que "já estava identificado há algum tempo" pelos leões.
"Não fujo que é um jogador interessante, pelas nossas observações. Já na época passada, quando chegámos, era um jogador também [interessante], mas não só ele, outros também", comentou.
As possíveis entradas, saídas e permanências de jogadores dominaram a conversa com os jornalistas, na sala de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo, e Borges mostrou-se, também, "feliz" por o Sporting ter adquirido os 50% dos direitos desportivos de Trincão que ainda pertenciam ao FC Barcelona, passando a deter a totalidade do passe do avançado.
Leia também Sporting passa a ser detentor da totalidade do passe de Francisco Trincão
"Feliz por o Sporting adquirir na totalidade um grande jogador, porque é um grande jogador. E acredito que, na parte mental dele possa mexer com ele naquilo que é sentir o carinho e a admiração que todos nós, do clube, temos por ele", elogiou o técnico campeão nacional.
Sobre o Arouca, "uma equipa que nos últimos anos tem causado problemas em casa" dos "verde e brancos", Borges acredita que se trata de um adversário que "vai querer dividir o jogo", mas deu a "receita" para repetir a boa exibição da primeira jornada do campeonato.
"Acredito que a equipa seja capaz, acima de tudo, de ter a mesma energia que tivemos com o Casa Pia para conseguirmos anular o adversário e não o deixar crescer, seja em que momento do jogo for", definiu.
O Sporting recebe o Arouca no domingo, em encontro da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol 2025/26, com início previsto para as 20.30 horas, no renovado Estádio José Alvalade, em Lisboa, e arbitragem de Hélder Malheiro (AF Lisboa).
A casa dos leões sofreu uma remodelação desde o final da época passada, nomeadamente com a supressão do fosso que separava as bancadas do recinto de jogo e a colocação de um novo relvado, testado na sexta-feira pelo plantel, que mereceu a aprovação do técnico.
"O relvado pareceu-nos bom. Feliz porque com algumas mudanças que fizeram, o estádio está cada vez mais incrível e demonstra bem o que tem sido o crescimento do clube em todos os setores", elogiou Rui Borges.
Na última vez que atuou em Alvalade, a equipa orientada por Rui Borges venceu o Vitória de Guimarães (2-0) e festejou o título de bicampeã nacional, estatuto que pretende reforçar nesta época, iniciada na semana passada, em Rio Maior, com um triunfo na visita ao Casa Pia (2-0).