Rui Costa e Luís Filipe Vieira apostam na Luz para convencer sócios do Benfica
O atual e o ex-presidente do Benfica têm projetos para remodelar profundamente o Estádio da Luz e a zona circundante, caso sejam eleitos nas eleições do clube, agendadas para 25 de outubro. Planos englobam salas de teatro, centros comerciais, hóteis e zona de restauração.
Corpo do artigo
Se Rui Costa já anunciou que será candidato a um novo mandato, Luís Filipe Vieira promete entrar na corrida para recuperar a liderança do clube e ambos acreditam ter no Estádio da Luz um argumento importante para convencer os sócios benfiquistas. Dotá-lo de mais e melhores condições e infraestruturas, de maneira a torná-lo mais rentável e aglutinador é o que une as intenções de ambos, mas os dois diferem na forma de o conseguir.
O projeto de Rui Costa – ‘Benfica District’ – já foi apresentado e, segundo as contas anunciadas, custará 220 milhões de euros.
Para além de aumentar a lotação do Estádio da Luz, prevê a construção de três pavilhões multiusos, um deles com capacidade para 10 mil pessoas e preparado para receber outros eventos para além dos desportivos, uma piscina e uma pista de atletismo. Uma residência para atletas também entra no plano, tal como uma zona de comércio e restauração, uma sala de teatro e um hotel, que permitirá atrair um público mais diversificado. De acordo com o que foi apresentado na terça-feira, o Benfica espera receitas anuais de 37 milhões de euros com estas mudanças.
Não menos megalómano, pelo contrário, é o projeto de Luís Filipe Vieira. Caso o ex-presidente, que deixou o cargo em julho de 2021 na sequência de problemas com a Justiça, vença as próximas eleições, então é provável que o Estádio da Luz passe a ter lotação para 120 mil pessoas e condições para albergar um centro comercial e um hotel, o que implicará quase uma reconstrução no atual estádio. Neste caso, seria um fundo imobiliário a suportar os custos da obra.
Recorde-se que João Diogo Manteigas, Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho são os outros candidatos já assumidos à presidência do Benfica.