O português Rui Costa (UAE Emirates) é quinto classificado da geral, após a primeira etapa da Volta a Omã em bicicleta, ganha ao sprint pelo colombiano e companheiro de equipa Fernando Gaviria.
Corpo do artigo
Gaviria, de 27 anos, completou os 138 quilómetros entre Al Rustaq e a capital Muscat, em 3.17.04 horas, à frente do britânico Mark Cavendish (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e do australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco), terceiro.
Rui Costa cortou a meta no 31.º posto, com o mesmo tempo do colega de equipa e vencedor, mas é quinto da geral, a nove segundos do líder, após bonificar um segundo num sprint intermédio.
O português já foi segundo na geral final desta prova, em 2017, e vem de um terceiro lugar na Volta à Arábia Saudita, já esta época.
Gaviria lidera com dois segundos de vantagem para Cavendish, com o espanhol Peio Goikoetxea (Euskaltel-Euskadi) no terceiro posto, a quatro, após ter entrado na fuga do dia.
Na sexta-feira, a segunda de seis etapas da 11.ª edição liga o Parque Naseem a Sohar Corniche, junto à praia, em 176,5 quilómetros planos.
Filippo Ganna lidera em Provença
Em França, o transalpino Filippo Ganna (INEOS) venceu o prólogo da sétima edição da Volta à Provença em bicicleta, ao concluir em 8.04 minutos os 7,1 quilómetros do traçado, em Berre-l'Étang.
O bicampeão mundial de contrarrelógio, de 25 anos, impôs-se a toda a concorrência nos primeiros metros da corrida, que dura até domingo, e foi o único a fazer o pequeno crono a uma velocidade média superior a 52 quilómetros por hora.
O italiano acabou com 12 segundos de vantagem para o segundo classificado, um colega de equipa, no caso o britânico Ethan Hayter, com o sueco Tobias Ludvigsson (Groupama-FDJ) em terceiro, a 13.
Na sexta-feira, 151,8 quilómetros de traçado plano ligam Istres a Les Saintes-Maries-de-la-Mer, na primeira etapa.