O português Rui Gonçalves (Sherco) ascendeu esta quarta-feira ao terceiro lugar na quarta etapa do rali Dakar de todo-o-terreno, depois de o italiano Danilo Petrucci (KTM) ter sofrido uma penalização de 10 minutos por excesso de velocidade.
Corpo do artigo
Rui Gonçalves, que tinha terminado inicialmente em quarto, após os 465 quilómetros cronometrados, entre Al Qaisumah e Riade, termina, assim, no pódio, a 7.59 minutos do vencedor, o espanhol Joan Barreda (Honda).
O piloto espanhol teve uma jornada de ataque, recuperando quase 10 minutos para o líder, o britânico Sam Sunderland (GasGas), somando o segundo triunfo nesta 44.ª edição, 29.º na carreira, estando a apenas quatro do recorde de 33 detido pelos franceses Cyril Despres e Stéphane Peterhansel.
Barreda também foi penalizado em um minuto por excesso de velocidade, mas, mesmo assim, manteve a vitória, com 3.37 minutos de vantagem sobre o chileno Pablo Quintanilla (Honda), que foi segundo.
Sam Sunderland, que foi sexto na tirada, mantém o comando, agora com 3.00 minutos de vantagem sobre o austríaco Mathias Walkner (KTM) e 4.54 sobre o francês Adrien van Beveren (Yamaha), que é terceiro.
Rui Gonçalves, com o resultado de hoje, subiu ao 38.º lugar, a 2:07.22 horas do líder.