A 23.ª edição da São Silvestre reuniu mais de 16 mil pessoas a correr e a caminhar na Cidade Invicta.
Corpo do artigo
O agora atleta do Sporting Rui Pedro Silva e Catarina Ribeiro, ex-Benfica, venceram a 23.ª edição da São Silvestre do Porto, descrevendo a prova como "muito dura" mas "entusiasmante" para preparar os objetivos de 2017.
Com o tempo de 30.21 minutos, Rui Pedro Silva voltou ao pódio da São Silvestre do Porto, ele que tinha ganho esta corrida de 10 quilómetros seis vezes consecutivas e no ano passado perdeu para Rui Teixeira também do Sporting. Mas com a vitória deste domingo o agora corredor dos leões, que antes representava o Benfica, soma oito "ouros" na São Silvestre portuense.
5559800
"Teve um sabor especial [recuperar este título]. Foi uma vitória muito dura porque não me sinto no meu melhor, mas tinha que vir e dar tudo. Era a minha primeira prova com o equipamento do Sporting e tinha de a vencer. A partir do meio da prova entrei num ritmo forte", descreveu.
Hélder Santos (Sporting), com 30.31 minutos, e Miguel Ribeiro (Olímpico Vianense), com 30.32, foram os segundo e terceiro classificados respetivamente.
Já Catarina Ribeiro, que agora corre como individual e antes também representava as águias, foi a campeã feminina com 33.13 minutos, seguindo-se Karolina Nadolska com 33.15 e Salomé Rocha com 34.08.
"Foi bastante dura e bastante suada. Esta prova é espetacular. Este ano parece que o Porto reservou algo muito especial para mim. Primeiro foi a maratona [Catarina Ribeiro fez em novembro os 42,195 quilómetros da maratona em 2:30:10 horas e terminou em segundo] e agora a São Silvestre. O meu próximo grande objetivo é participar no campeonato do Mundo [que se disputa em agosto em Londres]", disse a atleta.
A 23.ª São Silvestre do Porto reuniu cerca de 16 mil pessoas divididas pelas duas vertentes: corrida de 10 quilómetros e caminhada de cinco. O tiro de arranque foi dado às 20 horas e decorreram 08.51 minutos até que o último atleta passasse a partida.
O atleta mais velho, Pacheco Lopes, tinha 82 anos, enquanto a mulher mais velha a competir, Isabel Almeida, conta 66 anos.