Corre-se amanhã, a partir das 20 horas, a 23.ª S. Silvestre Cidade do Porto. Mais de 15 mil pessoas garantidas nas ruas da Invicta. Prova que tem trajeto renovado.
Corpo do artigo
Mais de 15 mil pessoas a desbravar as ruas do Porto pela noite dentro, numa corrida que pretende ser uma festa de sotaque bem português. Estão lançadas as cartas para a 23.ª S. Silvestre Cidade do Porto, que amanhã arranca, da Avenida dos Aliados, às 20 horas.
Neste ano, os dez quilómetros de corrida (há também uma caminhada solidária com metade da distância) contam desde logo com uma novidade: o percurso, alterado devido às obras na Rua Sá da Bandeira. Uma mudança vista com bons olhos por Jorge Teixeira, presidente da Run Porto.
"Há males que vêm por bem. [A alteração] vai libertar muito mais a cidade, trazendo com isso claros benefícios para a população e os comerciantes. O trânsito que estiver no centro da cidade fica liberto. Além disso, o piso torna-se menos agressivo para os atletas, porque é esmagadoramente composto por alcatrão", explica.
Ainda assim, a promessa fica - o ADN da S. Silvestre continua lá todo. "Tem aquele pulmão que toda a gente sabe. Temos milhares de pessoas que só correm uma corrida por ano e é esta. É a corrida mais saudável que organizamos, porque aqui a ideia não é correr no limite. É praticar exercício físico e conviver. Esta corrida é uma festa", salienta.
E animações não faltam, entre as quais as muitas colunas que vão estar instaladas no Túnel de Ceuta, para dar "power" no último suspiro. "A pessoa quando ali chega já tem nove quilómetros nas pernas", justifica Jorge Teixeira.
Depois, há ainda a vertente solidária da prova, que vai além da recolha de alimentos para a Legião da Boa Vontade. "Temos o dorsal solidário, que é uma experiência piloto, além de que o patrocinador da prova vai distribuir três cheques a três instituições da cidade", exemplifica.
No meio disto tudo, há uma prova, pois claro, e, por isso, convém recordar os nomes dos principais atletas presentes - maioritariamente nacionais porque, por vontade da organização, não houve estrangeiros convidados.
Do lado feminino, as fortes candidatas são Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro, que recentemente representaram Portugal no Campeonato Europeu de Crosse, bem como Catarina Ribeiro e Filomena Costa, segunda e terceira classificadas na Maratona do Porto, Nos homens, Rui Teixeira defende o título do ano passado, mas tem concorrência de Rui Pedro Silva e Nuno Lopes.
E se, de momento, a prova conta já com mais de 15 mil inscrições, Jorge Teixeira acredita que se pode repetir o cenário do ano passado, em que o limite de 20 mil foi atingido.
Saiba as ruas a evitar
Estacionamento proibido na Praça General Humberto Delgado, ao pé da Câmara, ao longo de todo o dia, trânsito interdito nessa mesma praça, na Avenida dos Aliados e na Praça da Liberdade, entre as nove da manhã e a uma da madrugada, trânsito proibido, a partir das 16 horas, nas Ruas Elísio de Melo e Dr. Magalhães Lemos: serão estes os principais condicionamentos motivados pela S. Silvestre. Outras ruas do centro da cidade sofrerão também cortes a partir das 19 horas, mas apenas temporariamente.