O Sporting conseguiu acesso às meias finais da Liga Europa, depois de seis temporadas de ausência. "Conseguimos um feito histórico", disse o treinador Ricardo Sá Pinto.
Corpo do artigo
"Jogámos contra uma grande equipa, com jogadores com qualidade, com talento e mobilidade tremenda. O Sporting soube sofrer, preparei a equipa para isso. Sabíamos que íamos ter muitas dificuldades. Eles têm um estilo de jogo difícil de segurar e nós tínhamos algum desgaste físico", disse Ricardo Sá Pinto.
"Estamos preparados ou vamos preparar-nos [para enfrentar o Athletic de Bilbau nas meias-finais]. Hoje conseguimos um feito histórico, uma equipa com 106 anos de história que consegue estar na quinta meia-final. Tenho de dar relevância à nossa equipa, aos nossos jogadores que foram extraordinários", acrescentou o treinador leonino.
Rui Patrício foi determinante para a passagem às meias finais."Sabíamos que o Metalist ia entrar muito forte e conseguimos estar concentrados e defender muito bem. Estamos com todo o mérito nas meias-finais", disse.
Aos 64 minutos, o guarda-redes defendeu um penálti cobrado por Cleiton Xavier, o qual, a ser concretizado, deixaria a eliminatória em igualdade. "São lances em que temos de tentar fazer o melhor e foi o que fiz. Consegui defender [a grande penalidade] e foi bom", confessou.
Godinho Lopes, presidente do Sporting, não escondeu a satisfação pelo resultado alcançado pela equipa: "Estamos satisfeitos. É uma vitória de humildade, esforço, dedicação. São 90 minutos a lutar, com uma forma de jogar com muita determinação".
"Agora não estamos a pensar na final, mas em segunda-feira [o Sporting recebe o Benfica]", acrescentou.
Sporting, que joga em casa a 19 de abril, e Athletic de Bilbau, que recebe os "leões" a 26, protagonizam uma das meias-finais exclusivamente com equipas ibéricas, à semelhança do ano passado, em que o F.C. Porto conquistou o troféu na final com o Sporting de Braga.
Em vez de três equipas portuguesas (F.C.Porto, Sporting de Braga e Benfica) e uma espanhola (Villarreal), as meias-finais de 2011/12 serão disputadas pelo Sporting e por três representantes de Espanha - o Athletic de Bilbau, o Atlético de Madrid e o Valência.