Aryna Sabalenka, que defende o título em Melbourne, qualificou-se para a final do Open da Austrália ao derrotar Coco Gauff (7-6 e 6-4) nas meias-finais. Foi uma espécie de desforra para a bielorrussa, que tinha perdido a final do último Open dos Estados Unidos para a jovem norte-americana.
Corpo do artigo
Na reedição da final do último Open dos Estados Unidos, Aryna Sabalenka e Coco Gauff não conseguiram esconder um certo nervosismo no arranque da primeira meia-final feminina do Open da Austrália. Isso ficou bem patente nas duas quebras de serviço logo a abrir, uma para cada lado, e nas cinco duplas faltas cometidas por Gauff nos primeiros cinco jogos de serviço do encontro.
Sabalenka aproveitou os erros da adversária para chegar ao 5-2, mas vacilou no momento de fechar o set inicial, permitindo o "break" a Gauff (5-4). O primeiro parcial apenas ficaria decidido no "tiebreak", e aí a bielorrussa foi demolidora, vencendo por 7-2.
Ambas as jogadoras terminaram o set inaugural no campo das dezenas no que toca a erros não forçados, números que conseguiram melhorar no segundo parcial, em que se mostraram mais soltas e focadas no seu jogo.
Exemplo disso foram os quatro parciais consecutivos em branco nos momentos iniciais do segundo set, durante o qual as duplas faltas baixaram drasticamente (duas para Gauff e apenas uma para Sabalenka).
No momento da decisão, Aryna Sabalenka roubou um jogo de serviço a Coco Gauff para liderar a 5-4 e, tal como no primeiro set, pôde servir para fechar o encontro. A bielorrussa voltou a demonstrar algumas dificuldades em fazê-lo, mas desta vez não vacilou, selando o triunfo nas vantagens.
Sabalenka, que defende o título conquistado há um ano em Melbourne, espera pelo desfecho da restante semifinal, entre a ucraniana Dayana Yastremska (93.ª no ranking WTA) e a chinesa Qinwen Zheng (15.ª).