Sabgal-Anicolor joga a cartada final e provoca reviravolta na Senhora da Graça
Afinal, a Sabgal-Anicolor ainda tinha cartas para jogar na Volta a Portugal e arriscou o "tudo ou nada" na nona etapa que ligou a Maia a Mondim de Basto. A Senhora da Graça assistiu a uma reviravolta, com Artem Nych a vestir a amarela, numa tirada vencida por Abner González da Efapel.
Corpo do artigo
A imprevisibilidade do desporto assumiu todo um novo significado, este sábado, na última etapa em linha da 85.ª Volta a Portugal. Já se previa uma etapa mítica, com milhares de adeptos na estrada e colados ao ecrã para assistir ao duelo entre Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) e Colin Stussi (Team Vorarlberg), mas os protagonistas foram outros.
Ao fim de uma semana, o corredor da Figueira da Foz entregou a camisola amarela na Senhora da Graça, perante fãs incrédulos, que ficaram em silêncio quando perceberam que o sonho da ABTF Betão-Feirense estava prestes a esfumar-se.
A Sabgal-Anicolor meteu dois homens fortes na fuga do dia, que chegou a ter 30 corredores - alguns, uma clara ameaça à amarela de Eulálio -, e conseguiu cumprir o plano traçado à partida da nona etapa: subir ao topo da geral individual.
Na temível subida ao alto do Barreiro, antes do Monte Farinha, Frederido Figueiredo partiu por completo o "mini pelotão", desgastou os adversários e trabalhou para que o colega conseguisse finalizar. Na fuga, a ABTF Betão-Feirense só tinha Pedro Silva, que descaiu para ir buscar Afonso Eulálio, mas não foi suficiente. Mais atrás, Colin Stussi não tentou acompanhar e guardou forças para a ascensão ao Monte Farinha.
Já em Mondim, os escapados mais fortes entraram com mais de três minutos de vantagem para o camisola amarela. Se não fosse Artem Nych, até Gonçalo Leaça da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, que na sexta-feira ganhou mais de 12 minutos numa fuga inédita, podia vestir a camisola amarela.
Na subida, o russo da Sabgal-Anicolor vinha bem e a puxar, mas foi o porto-riquenho Abner González da Efapel quem conquistou a tirada. Com a reviravolta inacreditável, Artem Nych sobe ao topo da classificação geral, seguido de Abner González a 49 segundos e Colin Stussi a 53 segundos.
E se na etapa da Guarda, com a desistência de Mauricio Moreira, o diretor desportivo da Sabgal-Anicolor tinha colocado um ponto final na luta pela conquista da Volta a Portugal, hoje provou que, afinal, ainda havia cartas na manga. A corrida termina este domingo, em Viseu, com um contrarrelógio individual de 26,6 quilómetros.