Mau comportamento dos adeptos a nível doméstico e internacional origina castigos e fatura elevada nos cofres da Luz. Média de 20 mil euros por jogo.
Corpo do artigo
A SAD do Benfica, sabe o JN, suporta perto de um milhão de euros anuais em multas, devido à quebra das regras de segurança por parte dos adeptos, num universo que abrange jogos a nível interno e externo. Um número preocupante, num fenómeno transversal a outros emblemas nacionais. Os encarnados realizam, em média, pouco mais de 50 desafios por época, o que significa que o custo com o mau comportamento dos simpatizantes - claques ou grupos de adeptos organizados - ascende a uma média aproximada de 20 mil euros por jogo.
A equação não contempla parte das eventuais perdas das sanções da UEFA que estão suspensas por dois anos: inibição de venda de bilhetes fora de portas e encerramento parcial do Estádio da Luz. Já os danos genéricos da imagem do clube, face ao contexto recorrente de mau comportamento dos adeptos, também são difíceis de quantificar.