Liderado por atores de Hollywood, o Wrexham continua a trepar escalões e tornou-se no primeiro a alcançar três promoções seguidas
Corpo do artigo
Em 2022, o Wrexham colocou um ponto final numa passagem de 13 anos pelo futebol regional inglês. No ano seguinte seguinte, competiu no quarto escalão pela primeira vez em 15 anos. Esta temporada, disputou a terceira divisão pela primeira vez em 20 anos e conseguiu nova promoção, o que significa que em 2025/26 vai competir no Championship, o segundo escalão, pela primeira vez desde 1982. As três subidas consecutivas já são algo sem precedentes em Inglaterra e, se ninguém lhe colocar um travão, o Wrexham estrear-se-á na Premier League em 2026/27. O sonho do terceiro clube mais antigo do Mundo nunca esteve tão perto.
Até à semana passada, nenhum clube havia alcançado três promoções seguidas nos cinco principais escalões do futebol inglês, mas se havia algum capaz de tal proeza esse era aquele que os atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney compraram em fevereiro de 2021. Finalmente, o Wrexham estava em condições de sair da crise que o subjugou nos 20 anos anteriores, com problemas dentro e fora do campo e quase sempre sob ameaça de extinção. Foi resistindo devido aos adeptos, que formaram conselhos e administrações para lhe dar algum juízo, e sobrevivendo numa certa clandestinidade, longe dos holofotes, sem grandes aspirações. Quatro anos depois, as coisas não podiam ser mais diferentes. Ao passar para as mãos de Reynolds e McElhenney, o Wrexham despertou atenção global, atraiu mais investidores e patrocínios, e ganhou argumentos para convencer melhores jogadores a juntarem-se à causa. O sucesso foi imediato, não só desportivamente: esta época, os “red dragons” anunciaram lucros de 25 milhões de euros, um crescimento de 155% em relação ao ano anterior. E se as duas primeiras promoções nunca suscitaram grandes dúvidas, a terceira, consumada após uma vitória sobre o Charlton (3-0), foi tão surpreendente quanto indicador de que há, realmente, algo especial a acontecer no também denominado Hollywood FC.
Mais de 40 anos depois, o Wrexham voltará ao segundo escalão mais alto do futebol inglês, um dos campeonatos mais longos e mais competitivos do Mundo, na próxima época e aí já se adivinham muitas mais dificuldades. O chamamento da Premier League, contudo, parece poder com tudo. Como num filme hollywodesco.