Avaliação inicial de Bruno Lage apontava reforço de quatro posições para o plantel 2025/26. Encarnados com prioridade em Madrid.
Corpo do artigo
O braço de ferro entre as águias e o Real Madrid por Carreras tem-se mantido nos últimos dias, embora as partes acreditem que o espanhol vai acabar por rumar ao emblema madrileno, com o qual já terá acordo, numa operação global assumida como praticamente concluída no país vizinho. Naquela ótica, e segundo a “Cadena Cope”, as águias terão prioridade sobre a eventual contratação dos merengues Fran García, lateral esquerdo de 25 anos, e Gonzalo García, atacante de 21 anos.
A eventual saída de Carreras irá ampliar o ataque dos encarnados ao mercado, este ano com a particularidade de o conjunto quase não parar ou poder respirar no plano competitivo, em face da participação do Mundial de Clubes. Ao que apurámos, a ideia inicial do técnico apontava para a necessidade genérica de reforçar três a quatro posições (lateral-direito, meio-campo e ataque) do conjunto, avaliação que não incluía os eventuais reequilíbrios devido a possíveis saídas.
Será, à partida, assim no caso de Álvaro Carreras rumar a Madrid, apesar de Dahl também cumprir a missão, ainda que a permanência do sueco também não esteja garantida. E igualmente para o caso de Di María, que ao abandonar a Luz no final da época forçará a chegada de mais um elemento para a linha ofensiva. Além do extremo, também Otamendi termina contrato e ainda não existe uma decisão sobre o futuro. Se sair, não é líquido que o central participe no Mundial de Clubes.
A questão das contratações e eventuais dispensas será um dos pontos do encontro entre Rui Costa e Bruno Lage, que deverá ter lugar ainda antes do regresso do plantel ao trabalho. Num período de alguma turbulência externa, devido à derrapagem no final da época – perda da Liga e da Taça de Portugal –, presidente e treinador terão de decidir alguns dossiês num contexto complicado, em face da participação na prova de clubes da FIFA.
Além da questão de Dahl – Roma exige 12 milhões –, os encarnados terão de decidir os casos de Renato Sanches, embora, como referido oportunamente, o fraco rendimento desencorajara os dirigentes de votarem pela continuidade, e a cedência de Amdouni. Existem, por outro lado, jogadores aparentemente sentenciados, como Arthur Cabral. Prestianni também pode ser negociado. Jurásek volta, após cedência, mas dificilmente ficará na Luz.
À margem
Di María feliz por realizar “sonho”
Di María voltou ao Rosário Central e expressou a satisfação nas redes sociais. “Que alegria tão grande é poder cumprir este sonho”, disse. Otamendi reagiu à publicação do compatriota. “Todo o êxito, amigo. Tu e a tua família merecem sempre o melhor. Adoramos-vos”, escreveu.