Atletas portugueses em bom plano nas eliminatórias da competição que decorre em Nanjing, na China.
Corpo do artigo
Salomé Afonso e Isaac Nader deram continuidade ao que fizeram de muito bom nos recentes Europeus e estão apurados para as finais das provas de 1500 metros dos Mundiais de atletismo em pista coberta.
A vice-campeã europeia da distância foi terceira classificada na terceira série da prova feminina, com o tempo de 4.13,39 minutos, conseguindo o apuramento reservado às três primeiras, atrás da etíope Diribe Welteji e da norte-americana Heather Maclean. A eliminatória de Salomé foi a mais lenta e, por isso, a portuguesa chega à final de domingo (12.28 horas) com o pior tempo das nove apuradas.
Na prova masculina, a qualificação era ainda mais apertada (passavam apenas os dois primeiros das quatro séries, mais o melhor tempo dos restantes), mas Isaac Nader, medalha de bronze nos Europeus realizados este mês nos Países Baixos, também cumpriu o objetivo.
Nader foi segundo na quarta série, com o tempo de 4.02,75 minutos, atrás do espanhol Mariano García, selando a passagem direta à final. Tal como Salomé Afonso, o algarvio esteve na eliminatória mais lenta e fez o nono e último tempo dos apurados para a corrida decisiva, igualmente marcada para domingo (12.15 horas).
Ainda na jornada desta sexta-feira, as portuguesas Jessica Inchude e Auriol Dongmo disputaram a final do lançamento do peso, com a primeira a terminar no sexto lugar (18,71 metros) e a segunda no oitavo posto (18,54 metros).
De madrugada, Patrícia Silva competiu nas eliminatórias dos 800 metros e conseguiu um magnífico apuramento para as meias-finais, ao ganhar de forma surpreendente a primeira série, com o tempo de 2.04,44 minutos.