
Samu tornou-se no segundo melhor marcador do campeonato com 7 golos
Foto: Miguel Pereira
Na vitória sobre o AVS, Samu marcou um hat-trick em apenas 14 minutos. Para encontar um feito similar é preciso recuar até 1994, nas Antas, quando Kostandinov marcou três golos em 12 minutos contra o Braga. O avançado espanhol chega, assim, aos 10 golos mais rápido que históricos como Gomes, Jardel, Falcão ou Jackson.
Corpo do artigo
O F. C. Porto bateu, esta segunda-feira, o AVS de forma confortável por 5-0. Para um triunfo tão folgado foi fundamental o faro de golo de Samu, que, no espaço de 14 minutos, fez um hat-trick e levou os azuis e brancos para o intervalo com uma vantagem de quatro golos.
Ora, para verificar um feito destas proporções é preciso recuar 30 anos, a 25 de fevereiro de 1994, nas Antas, quando o búlgaro Kostandinov, a meio do segundo tempo, anotou três golos em 12 minutos, desenhando um triunfo também ele de mão cheia sobre os minhotos.
Um registo que coloca o avançado espanhol, de 20 anos, num patamar ao alcance de poucos.
Aprofundando um pouco mais nos números, conforme mostra o site Playamaker, especialista em estatísticas de futebol, Samu precisou apenas de nove jogos para chegar aos 10 golos pelos azuis e brancos, batendo nomes de peso como Pinga (10), McCarthy (11), Jackson Martínez (12), Jardel (14), Araújo (15), Teixeira (17), Falcão (17), Fernando Gomes (23), Hernâni (38) e Domingos (67).

