Avançado do F. C. Porto, Samu deve estrear-se esta segunda-feira pela seleção principal de Espanha, frente à Suíça. Camisola especial tem destinatário especial.
Corpo do artigo
Chegou ao F. C. Porto no início da temporada e quase como um desconhecido. Poucos meses depois, está a horas de cumprir um dos maiores sonhos da carreira: representar a seleção principal de Espanha.
Os últimos tempos da carreira de Samu Aghehowa têm sido fulminantes, com o jovem avançado de 20 anos a ganhar rapidamente protagonismo nos dragões e no futebol espanhol, de onde saiu no último defeso, depois de representar Granada, Atlético Madrid e Alavés.
De dragão ao peito, Samu leva 12 golos em 13 jogos e o grande início de temporada despertou o interesse do selecionador Luis de la Fuente, que já havia lidado com ele nos escalões de formação e que não tem medo de renovar e inserir sangue novo na "La Roja": em cerca de dois anos, já estreou 19 jogadores e hoje deve promover a estreia de mais alguns, entre eles o avançado portista. "Tem hipóteses de se estrear e começar um percurso muito importante no futebol e na seleção espanhola", apontou De la Fuente, na antevisão ao encontro desta noite (19h45).
Convocado pela primeira vez à seleção A, Samu não foi utilizado frente à Dinamarca, mas o facto de a Espanha já ter a presença garantida nos quartos de final da Liga das Nações vai levar Luis de la Fuente a apostar em jogadores menos utilizados com a Suíça.
Assim, é provável que o 18 de novembro de 2024 seja inesquecível para Samu Aghehowa e para a mãe do futebolista do F. C. Porto.
“Se não fosse por ela, não sei o que seria de mim. Fez tudo o que uma mãe pode fazer por um filho, por mim e pela minha irmã. Sou-lhe eternamente grato. A camisola da estreia irá para ela, para que a possa emoldurar em casa”, disse o avançado, em entrevista ao site "Relevo".
A estreia na seleção principal de Espanha culmina um percurso meteórico na hierarquia das seleções espanholas. Há pouco mais de um ano, Samu jogava pelos sub-19 de Espanha, seguindo-se depois nove internacionalizações e seis golos pelos sub-21. Para além disso, Samu ainda representou a Espanha nos Jogos Olímpicos deste ano.