A subida não é uma obsessão, mas o clube vimaranense promete intrometer-se na luta. Formação cresce a olhos vistos.
Corpo do artigo
Na freguesia de São Martinho de Sande, concelho de Guimarães, os tempos são de júbilo para o Grupo Desportivo Recreativo Cultural "Os Sandinenses". O clube vimaranense, com um passado rico no futebol nacional, lidera a Série B do Pró-Nacional da A. F. Braga e, a quatro jornadas do fim da prova, já garantiu um lugar na fase de subida ao Campeonato de Portugal, dado que os quatro primeiros classificados da Série A e B terão a oportunidade de lutar pela ascensão.
"A manutenção era o principal objetivo. E já a garantimos. A próxima meta é ficar em primeiro lugar nesta fase. Depois, logo se vê. Somos um clube estável, temos crescido desportivamente e de forma sustentável, temos história nos campeonatos nacionais e temos boas infraestruturas. Se pudermos subir, não vamos dizer que não", revelou Ricardo Silva, presidente do clube desde 2014.
Filho de Emílio Macedo da Silva, ex-presidente do V. Guimarães, o dirigente fala com orgulho do crescimento da formação, revelando as ideias para o futuro. "Estamos com um crescimento de 10% e, neste momento, já temos mais de 200 atletas. Estamos a trabalhar no processo de certificação e temos previsto, até ao final da época, termos o campo número três pronto. É um espaço crucial para crescer e dar melhores condições aos jovens", anunciou. "Este ano vamos reativar o "Guimarães Cup", que será realizado nos três primeiros fins de semana de junho. É um torneio que tem nome registado do clube. Estamos a falar de cerca de 150 equipas presentes", acrescentou.
Com um plantel repleto de juventude e alguns jogadores experientes, como são os casos de Pinto, Diogo Lamelas e Tiago Martins, antigos profissionais, Hugo Xavier é o treinador responsável pelos sucessos desportivos. "O grande objetivo da época foi conseguido com manutenção. Mas o mérito é dos jogadores. Estamos orgulhosos do percurso que têm feito", ressalvou.
"É legítimo os sócios pensarem na subida, porque somos uma equipa que esteve sempre, à exceção de uma jornada, no primeiro lugar. Jogo a jogo vamos lutar pelos três pontos, mas a subida não é uma obsessão. Vamos intrometer-nos na luta, mas com menor responsabilidade que os adversários", lembrou o técnico Hugo Xavier.
Bilhete de Identidade
Fundação: 15- 05-1986
Local de jogos: Campo D. Maria Teresa
Sócios: 120
Palmarés: Campeão da III divisão nacional (1996/1997; 2004/2005), Campeão da 2ª divisão da A.F.Braga (1990/1991), Campeão da série C da 1ª divisão da A.F.Braga (2017/2018)
A Figura
Diogo Lamelas, médio
O capitão é um dos nomes mais sonantes do plantel. Jogou como profissional no V. Guimarães e Vizela.