O Santa Clara marcou o primeiro golo e conseguiu a primeira vitória na I Liga portuguesa de futebol, por 1-0, na visita ao Estoril Praia, a contar para a terceira jornada, que continua sem vencer, após quatro jogos.
Corpo do artigo
Gabriel Silva, aos 53 minutos, na conversão de uma grande penalidade, resolveu o jogo, com o primeiro golo dos açorianos na competição, promovendo a formação micaelense ao 10.º lugar, com os mesmos quatro pontos de Nacional e Vitória de Guimarães. Já o Estoril Praia, com dois pontos, ocupa o 15.º posto e continua sem vencer nesta edição do campeonato.
A primeira parte foi de grande qualidade, com futebol de ataque de parte a parte, e o Santa Clara a dominar os primeiros 25 minutos, num verdadeiro vendaval ofensivo e de desperdício.
Logo aos dois minutos, Brenner Lucas disparou forte para uma grande defesa de Robles. A primeira de muitas. Seguiu-se Gabriel Silva, numa bola que saiu à figura do guardião. O brasileiro do Santa Clara tomou-lhe o gosto e, em minutos consecutivos, voltou a dar trabalho a Robles, com mais duas claras oportunidades de golo para os açorianos, que sufocavam completamente os "canarinhos".
Aos 20 minutos, Matheus Pereira, após cruzamento de Lucas, teve mais uma perdida escandalosa, de baliza completamente escancarada, e foi aí que o jogo se inverteu: o Estoril Praia "arrumou a casa", começou a ter mais bola e aos 24 minutos João Carvalho deu o primeiro sinal de inconformismo, com um remate ao poste após bom trabalho de Sánchez na direita.
Era um Estoril Praia completamente diferente, a encontrar espaços na defesa do Santa Clara, e, à meia hora, Pizzi esteve perto de se estrear a marcar no regresso a Portugal, com um remate dentro da área que rasou o poste de Gabriel Batista.
Num festival de golos desperdiçados, o espanhol Sánchez juntou o nome à lista de oportunidades perdidas com um remate muito perto do poste, e a primeira parte fechou com mais uma perdida incrível do ataque do Santa Clara, com Brenner a não conseguir finalizar uma bola que rondou a linha da baliza estorilista.
A segunda parte começou num ritmo mais contido, mas o golo surgiu logo após os 50 minutos, numa grande penalidade para o Santa Clara que Gabriel Silva converteu, permitindo aos insulares estrearem-se a marcar na I Liga.
O golo da equipa de Vasco Matos arrefeceu os ânimos e se alguém esperava o ritmo alucinante da primeira parte, depressa percebeu que a etapa complementar da partida na Amoreira seria diferente: o Santa Clara recuou linhas, mas sempre à espreita do contra ataque, e o Estoril Praia procurou pegar na batuta, mas foi pouco expedito, mesmo com as alterações feitas por Ian Cathro a partir do banco de suplentes.
Nos minutos finais, o Santa Clara ainda voltou a marcar, mas Vinicius foi apanhado em fora de jogo antes da conclusão de José Tavares, e do outro lado o Estoril Praia lutou muito por se aproximar da baliza açoriana, mas a formação de São Miguel resguardou-se bem e saiu da Amoreira com a primeira vitória da época no campeonato.