Leves, frescas e firmes apesar do muito amortecimento, as Ride 14 são uma sapatilha para um público e terrenos de largo espectro.
Corpo do artigo
A Saucony atualizou recentemente o modelo Ride e está de parabéns pela evolução. A versão 14 desta sapatilha neutra para grande público está mais leve, mais respirável e com mais amortecimento do que a irmã mais velha e oferece mais conforto em qualquer tipo de treino, do quase passeio à tentativa de recorde pessoal. Mas não, não bate o recorde pessoal que o último modelo (19) da prima Triumph granjeou.
Ao cabo de 50 quilómetros de teste, percebemos que a grande diferença está, efetivamente, na nova malha, muito mais aberta do que a das Ride 13, o que a torna mais fresca e mais leve. Os detalhes de design nos furos para os cordões, que já não são de plástico, tornam o conjunto mais atraente e ligeiro no aspeto. Ponto negativo é a língua, algo "excessiva" no enchimento (mais de 8 mm) e cujo aperto exigiu uma paragem para soltar os cordões a meia do primeiro teste.
Apesar do aspeto de sapatilha carregada de amortecimento (32 mm no calcanhar, 24 mm na frente), o que faz pressupor uma sensação de nuvem na passada que travaria alguma responsividade, as Ride 14 são até bastantes firmes, graças à entressola, sem tirar suavidade à passada. A marca não adaptou a sua nova tecnologia de retorno da energia do impacto PWRRUN PB a este modelo, optando por manter o PWRRUN simples, o que lhe limita a performance no que toca à velocidade (a nosso ver).
Ponto positivo é a sola, cuja borracha garante tração em terrenos variados. O modelo testado veio na cor Vizipro, tons vivos com detalhes refletores que, no mínimo, dão nas vistas.
Em resumo, as Ride 14 são boas companheiras de treino diário, firmes e adaptadas a diferentes terrenos, ainda que não surpreendam na responsividade. Pormenor de maior importância: são duradouras, pelo que valem o investimento que implicam.
Características:
Drop de 8 mm
Peso: 238 (mulheres) 266 (homens)
PVP recomendado: 140 euros
Nota: o produto foi fornecido pela marca