O onze que Jorge Jesus apresentará em Alvalade estava alinhavado. No entanto, ontem, o treinador do Benfica sofreu uma contrariedade. Saviola lesionou-se no treino e será hoje, quinta-feira, reavaliado. O avançado está em dúvida...
O treinador do Benfica não está com vida fácil para escalar o onze que vai alinhar no dérbi de depois de amanhã, em Alvalade, com o Sporting. Ontem, Javier Saviola apresentou algumas queixas após sofrer uma pancada violenta, foi assistido e abandonou mais cedo a sessão. Hoje, é reavaliado e só depois será conhecida a gravidade da lesão. Apesar de tudo, as primeiras impressões indicam um quadro de provável recuperação.
Por seu lado, Ramires continua a treinar de forma condicionada, mas estará apto. Na semana passada, o brasileiro também já tinha trabalhado com limitações devido a dores musculares, mas actuou os 90 minutos com o V. Guimarães. De fora, deverá ficar Carlos Martins, pois continua sob vigilância médica. À parte dos problemas físicos, Jesus tem uma dor de cabeça no lado esquerdo da defesa. Joga Fábio Coentrão ou César Peixoto? O atleta de Vila do Conde foi uma escolha "inventada" a poucos minutos do início da partida com o Nacional (26 de Outubro), dado que o ex-bracarense se lesionou no aquecimento. E pegou até hoje. A única excepção foi a partida em Liverpool, diante do Everton, onde actuou como extremo.
No entanto, o facto de o próximo jogo ser um dérbi, com características especiais, pode levar o técnico a uma alteração. Apesar de não alinhar desde 22 de Outubro, Peixoto é um homem da sua inteira confiança.
Ao JN, Toni, ex-treinador das águias, foi linear na análise. "Curiosamente, nenhum dos dois é lateral esquerdo de raiz. O Peixoto é capaz de ter mais rotinas defensivas, mas não joga há mais de um mês. Por outro lado, o Coentrão é mais ofensivo e está ainda a aprender algumas coisas quando joga lá trás... Sinceramente, não sei qual será a escolha. Mas, para não ser incoerente, é capaz de colocar o Coentrão. Poderá depois fazer falta no banco, pois não poderá ajudar o ataque", afirmou.
António Veloso, velha glória benfiquista, também aposta em Coentrão para iniciar o jogo em Alvalade. "É a opção mais provável porque tanto o Peixoto como o Shaffer estão sem ritmo. Mas reconheço que pode não oferecer tantas garantias defensivas".
Quim não participou no treino de ontem devido ao falecimento do avô, Joaquim Sampaio, tendo viajado para Famalicão, onde se realizou o funeral. Todavia, é certo que vai jogar, assim como Maxi, poupado no domingo por ter jogado dias antes pelo Uruguai, e Cardozo, que regressa após castigo. Luisão fez corrida, caminhando para a recuperação após a operação ao apêndice.
