Treinador surpreendido pela ausência do lateral do Mundial e lamenta a paragem dos campeonatos nacionais.
Corpo do artigo
Grimaldo deveria ter sido convocado para o Mundial 2022, na opinião de Roger Schmidt, treinador do Benfica. No lançamento da partida frente ao Gil Vicente, o técnico considerou ser uma injustiça o lateral esquerdo ficar de fora da competição. "É surpreendente. É um jogador de topo, tem feito grandes exibições no campeonato e na Liga dos Campeões, porém a decisão pertence à seleção espanhola e ao selecionador Luis Enrique. Ele tem de respeitar a decisão, mas na minha opinião merecia estar no Mundial", salientou.
Cinco jogadores das águias foram chamados à competição no Catar. "Estou muito feliz com as chamadas de Otamendi e de Enzo Fernández pela Argentina e de António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos pela seleção portuguesa. Eles merecem, estão a fazer uma grande temporada. Espero que os cinco possam encontrar-se na final", afirmou, sorridente. Porém, mostrou-se crítico com a paragem: "Estamos a meio da época, não estou contente. Foi a decisão de algumas pessoas e temos de aceitar".
De fora do Mundial por decisão própria estará Rafa, que vai descansar nas próximas semanas, tema que o técnico alemão não deseja, para já, abordar. "Ainda não pensei muito nisso, o meu foco está no Gil Vicente, precisamos de vencer. A seguir, vamos ter descanso e depois, há a Taça da Liga".
As ausências de Otamendi e de António Silva vão dar oportunidades a outros defesas centrais. "Temos João Victor, Lucas Veríssimo e Morato, que estão recuperados de problemas físicos e precisam de jogar. São uma boa solução para o Benfica durante o Mundial". Questionado se conhece a palavra portuguesa "campeão", Schmidt respondeu que sim, mas apressou-se a colocar água na fervura. "Sim, conheço, tem significado internacional. Canta-se quando é campeão, mas ainda estamos muito longe disso. Nesta altura, só estamos no início", sublinhou.
Gonçalo Ramos é opção
Gonçalo Ramos ultrapassou uma gripe e está apontado ao onze. "Já treinou normalmente e está pronto", esclareceu. Frente ao Gil Vicente pediu exigência: "Esperamos estar ao melhor nível e, como já tinha dito antes, desejo chegar à paragem a um nível muito alto. A calendarização não foi fácil, enfrentámos algumas dificuldades, mas os atletas estiveram bem e ganhámos jogos. Com o Gil Vicente, queremos apresentar boa atitude e um bom futebol".
Face ao regresso de Gonçalo Ramos, Aursnes e Draxler são os únicos indisponíveis para a partida de hoje por se encontrarem lesionados.