
GIUSEPPE CACACE/AFp
O alemão Sebastian Vettel, campeão em título e líder destacado do Mundial, conquistou este sábado em Monza a "pole position" para o Grande Prémio de Itália, 13.ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.
O piloto da Red Bull-Renault vai largar do primeiro lugar da grelha de partida pela 10.ª vez esta temporada, e 25.ª na carreira, tendo ao lado o britânico Lewis Hamilton, enquanto o outro piloto da McLaren-Mercedes, o também inglês Jenson Button, realizou o terceiro melhor tempo.
Numa pista em que os Red Bull-Renault nunca conseguiram grandes resultados, Vettel rodou em 1.22,275 minutos, à média de 253,477 km/h, e ganhou meio segundo a Hamilton (1.22,725) e Button (1.22,777), o que lhe permite encarar a corrida de domingo com muito optimismo.
"A verdade é que não esperava e estou muito satisfeito. A diferença (para os adversários) diminuiu e, por isso, estou satisfeito por sair de novo da 'pole'. Não havia mais nada e retirámos o melhor de nós mesmos. Esta não é a melhor pista para nós em seco, mas o carro funcionou muito bem", disse Vettel.
A segunda linha da grelha ficou fechada com o Ferrari do espanhol Fernando Alonso (1.22,841), enquanto o australiano da Red Bull-Renault Mark Webber (1.22,972) e o brasileiro da Ferrari Felipe Massa (1.23,188) vão repartir a terceira.
O Mundial mantém, assim, a coerência: pela 13.ª vez em 13 corridas um Red Bull-Renault vai largar da "pole position", precisamente no circuito onde Vettel se tornou o mais jovem piloto da história a ganhar um Grande Prémio de Fórmula 1, em 2008, então ao volante de um Toro Rosso.
O quarto lugar do alemão em 2010 foi, no entanto, o melhor resultado da Red Bull-Renault em seis corridas disputadas em Monza.
