A Federação Portuguesa de Râguebi anunciou a contratação de Sébastien Bertrank como novo selecionador nacional. Bertrank substitui Patrice Lagisquet no comando técnico dos "Lobos".
Corpo do artigo
O francês Sébastien Bertrank foi anunciado, esta quinta-feira, como selecionador de râguebi de Portugal, sucedendo no cargo ao compatriota Patrice Lagisquet.
Bertrank, de 53 anos, integrou anteriormente os quadros da Federação Francesa de Râguebi, onde foi treinador da seleção de juniores e da seleção feminina daquele país, antes de assumir o cargo de diretor desportivo do Carcassonne, em 2011.
No último ano, o futuro treinador dos 'lobos' desempenhou o cargo de Coordenador de Formação do Centro de Recursos, Conhecimento e Desempenho Desportivo de Montpellier, uma dependência da instituição da formação contínua de treinadores e dirigentes nas áreas de desporto e educação pública do Estado francês.
Como jogador, Sébastien Bertrank foi médio de abertura e defesa de clubes do Top 14 como Brive (1988-1990), Montferrand (1990-1992 e 1996) e Ussel (1992-1995), tendo jogado pelas seleções francesas escolar, júnior, esperanças e militar.
O técnico sucede no comando da seleção portuguesa a Patrice Lagisquet, que ocupava o cargo desde 2019 e conduziu os 'lobos' à primeira vitória de sempre num Mundial de râguebi, sobre as Fiji (24-23), no domingo.