Atacantes Seferovic e Pedro Gonçalves entram em campo ambos com 18 golos e vão lutar pelo título de melhor marcador do campeonato de 2020/2021.
Corpo do artigo
Com a questão do título decidida e o segundo lugar muito complicado para as águias - face à vantagem do F. C. Porto -, Benfica e Sporting enfrentam-se amanhã (18 horas), na Luz, com o foco na rivalidade histórica e o título de melhor marcador da Liga em aberto, num duelo entre Seferovic e Pedro Gonçalves, ambos com 18 golos.
Uma luta, na penúltima etapa da prova, entre armas fundamentais das equipas no atual percurso. Com menos minutos que o atacante leonino (29 jogos e 2085, contra 30 encontros e 2553) e uma melhoria de performance na última parte da prova, o avançado internacional suíço procura repetir o triunfo de 2019, ao invés do leão que corre por uma estreia no título de melhor goleador.
Depois de ter sido relegado na primeira parte da época, devido à presença de Darwin, Seferovic impôs-se no plano de Jorge Jesus, sustentando muito da melhoria do conjunto - 11 golos em sete dos dez jogos da 19.ª e a 28.ª jornada. Por outro lado, surge no embate com maior experiência - oito dérbis, cinco deles na Liga -, visto ter marcado por duas vezes em confrontos anteriores, em 2018/19 (2-4), em Alvalade, e 2019/20 (2-1), na Luz.
Com clara menor vivência no contexto, até pelos 22 anos, Pedro Gonçalves estreia-se pelo leão na Luz e com o triunfo (1-0) da primeira volta no currículo. Sem ser propriamente o homem mais adiantado da equipa, ao contrário de Seferovic, os seus números ganham especial relevância. Titular indiscutível do puzzle de Ruben Amorim, só falhou a segunda jornada, devido à covid-19. Entrou com tudo na Liga e deu o primeiro sinal de que o caminho de sucesso do leão era possível: carimbo de goleador com 10 golos em seis jornadas (da 5.ª à 9.ª, mais a primeira em atraso). Pedro Gonçalves entra na Luz com menor pegada histórica, mas, certamente, bem mais moralizado pelo título de campeão nacional.
Representam cerca de 30% dos tentos dos conjuntos, Pedro Gonçalves ligeiramente mais influente (31,5%), e também se destacam nas assistências. O jogador leonino em quatro ocasiões e o benfiquista em sete passes letais. O duelo de goleadores de amanhã pode ser decisivo nas contas finais do título da goleador da Liga.
Suíço arrisca dérbi da despedida
Na quarta época no clube e com contrato até 2024, Seferovic vai jogar o nono dérbi, que até pode ser o último. Isto porque o avançado é um dos ativos com maior potencial de mercado e a SAD admite negociar uma eventual transferência.
Leão marcou com outra camisola
Pedro Gonçalves estreia-se a jogar pelo Sporting na Luz. No entanto, o atleta já viveu pelo Famalicão duas experiências semelhantes naquele palco. Na última, a meia-final da Taça de Portugal de 2019/20, marcou um dos golos, num jogo em que foi derrotado por 3-2.