A segunda edição da Corrida São Silvestre de Gondomar vai percorrer as ruas do concelho no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 21 horas, evento que marca o encerramento da programação da Cidade Europeia do Desporto de 2017.
Corpo do artigo
A história desta competição remonta à década de 20 do século passado, quando numa viagem a França o jornalista brasileiro Casper Líbero assistiu a uma corrida noturna em que os atletas carregavam tochas ao longo do percurso. No regresso a São Paulo (Brasil), entusiasmado com o que tinha visto, decidiu promover uma prova idêntica. E assim, a 31 de dezembro de 1924 realizava-se a primeira edição da Corrida São Silvestre. Ao longos de mais de 90 anos, esta emblemática corrida foi crescendo e espalhando-se por outros países e continentes, sendo já uma tradição quando chega o final do ano.
Em Gondomar, a primeira edição disputou-se no ano passado e contou com a presença de cerca de 1000 participantes, um número que a organização, a cargo da autarquia gondomarense e da Eventsport, espera ver aumentado em 2017.
A competição está dividida na Corrida São Silvestre, na distância de 10 quilómetros, destinada a atletas juniores, seniores e veteranos, e na caminhada de quatro quilómetros, aberta a todas as idades.
As inscrições podem ser feitas através da Internet até 13 de dezembro, em "www.eventsport.pt" ou "saosilvestregondomar2017.eventsport.net", sendo que têm um custo de 10 euros para a corrida e de cinco para a caminhada.