A Seleção Nacional aterrou em Lisboa pelas 12.39 horas e à sua espera tinha milhares de pessoas para festejar a conquista do Europeu de Futebol. A euforia estendeu-se durante o percurso feito pela cidade.
Corpo do artigo
O voo da Gain Jets que transportou a seleção de Portugal desde França aterrou em Lisboa às 12.39 horas desta segunda-feira. Milhares de pessoas estavam à espera para festejar a conquista do Europeu pela primeira vez e saudar a equipa.
Portugal viajou a bordo de um Boeing 737-400 da Gain Jets. O "charter", com o código de voo GNJ74, voou sob o nome Champ16, em homenagem aos campeões da Europa de 2016.
5278122
O avião foi escoltado por dois caças F-16 da Força Aérea Portuguesa desde que entrou em espaço aéreo português e pousou no aeroporto Humberto Delgado.
2016/07/chegada_aeroporto_20160711193344
Milhares de pessoas aguardaram em ambiente de euforia a chegada da seleção portuguesa de futebol, que conquistou no domingo o título de campeã europeia, em França. Nas imediações do aeroporto lisboeta, os adeptos entoavam cânticos de apoio à seleção, dirigindo-se, sobretudo, ao guarda-redes Rui Patrício e ao avançado Éder.
Já na capital portuguesa, a comitiva da formação comandada por Fernando Santos e "capitaneada" por Cristiano Ronaldo rumou, em dois autocarros panorâmicos, a Belém, à residência oficial do Presidente da República, onde chegou já depois das 14 horas. Ao longo do percurso, a equipa foi saudada por milhares de pessoas.
Cerca de uma hora depois, os novos campeões europeus iniciaram o percurso até ao "Futebol Park", na Alameda D. Afonso Henriques. No trajeto passaram pela rotunda do Marquês de Pombal, onde, desde as 13 horas, começaram a concentrar-se milhares de pessoas para ver passar o autocarro da seleção.
Bandeiras às costas, cachecóis ao pescoço e máquinas fotográficas a postos, os adeptos receberam a Seleção Nacional com uma alegria e orgulho contagiantes. Miúdos e graúdos, turistas e trabalhadores das empresas sediadas nas imediações saíram à rua para celebrar. E muitos dos adeptos não se contentaram por ver passar o autocarro... e seguiram a correr ao lado do autocarro que transportava os jogadores e a Taça do Europeu de Futebol pela avenida da Liberdade.
Entre correrias e atropelos, Renato Sanches ia animando os adeptos que gritavam "Campeões" e "Portugal". Eliseu exibia o troféu e todos os outros jogadores sorriam.
Demoraram cerca de 10 minutos a chegar à Praça dos Restauradores e, ao perderem-se de vista, os adeptos invadiam o Metro, rumo à Alameda. À chegada, mais um banho de multidão recebeu jogadores, técnicos e dirigentes que alcançaram a conquista inédita.
"Esta é a vossa vitória"
Num rápido discurso num palco montado na Alameda, o selecionador português de futebol dirigiu-se aos portugueses de forma rápida e sentida, num momento em que Éder também foi destaque.
"Esta é a vossa vitória, é a vitória dos portugueses, de Portugal. É o orgulho de ser pátria e nação. Viva os heróis de Portugal, muito obrigado ao povo português", afirmou Fernando Santos
Já Ronaldo agradeceu aos adeptos, em Portugal e no estrangeiro, terminando o pequeno discurso com o habitual "siiiim", o seu já conhecido grito de guerra.
"Esta vitória, este europeu é de todos, os que estão em Portugal, emigrantes, os jogadores, treinador, 'staff', entrámos na história de Portugal, vocês merecem, muito obrigado a todos", sublinhou o capitão português.
Quanto a Éder, avançado que marcou o golo da vitória de Portugal, manteve o mesmo registo e agradeceu a todos os adeptos. "Obrigado a todos, estamos muito contentes, sabemos que estiveram sempre connosco. Agora é celebrar, é feriado hoje", referiu o avançado.
Após os pequenos discursos, a emoção tomou conta de todos os portugueses, que, juntos, cantaram o hino de Portugal, sendo que Nani tomou conta do microfone, fazendo saltar os milhares de adeptos presentes.
Renato Sanches pediu "barulho", os adeptos responderam e foi ao som da música do Euro2016, "This One's For You", do DJ David Guetta, que os jogadores tiraram uma "selfie" com os milhares de portugueses presentes.
5277612
Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao vencer na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, com um golo de Éder, aos 109 minutos, no Stade de France, em Saint-Denis.