A Seleção Nacional da Fórmula Futuro de Motonáutica inicia esta quinta-feira, em Duisburg, na Alemanha, a sua participação no Campeonato do Mundo e no Campeonato da Europa da modalidade, que se realiza de 24 a 27 de Julho.
Corpo do artigo
Nesta classe de iniciação à motonáutica vão competir jovens dos 8 aos 18 anos, divididos pelas cinco classes que compõem esta categoria em função da idade. Com 8 a 9 anos de idade competem na classe 1, com 10 e 11 anos na classe 2; a classe 3 é a dos jovens com 12 e 13 anos; os de 14 e 15 anos já estão na classe 4 e os de 16 a 18 competem na classe 5.
Portugal está representado em todas as classes, com orientação do treinador Vítor Neves, de Lisboa.
Tiago Clérigo, de São Martinho do Porto, Alcobaça, participa na classe 1; na classe 2 participa Gonçalo Teixeira e Hugo Piedade, ambos de Resende; Também desde concelho é Tomás Macedo, que compete na classe 3; Vasco Neves de Arruda dos Vinhos e Samuel Rabaça de Resende participam na classe 4 e na 5 competem Tiago Pereira de Lisboa e Diogo Câmara das Caldas da Rainha.
De acordo com a Federação Portuguesa de Motonáutica, Portugal já alcançou resultados de mérito. Em 2012, a Seleção Nacional da Fórmula Futuro participou com seis elementos no Campeonato do Mundo, em Praga, na República Checa, classificando-se em quinto lugar entre onze países representados.
A nível individual, Tiago Pereira, a competir na altura na classe 4, conquistou o primeiro lugar na disciplina de manobras e o quinto na de slalom, o que permitiu sagrar-se vice-campeão do Mundo, título que ainda detém.
Sebastião Rodrigues sagrou-se, em 2010, campeão do Mundo, na classe 5, e Leandro Guerreiro garantiu o terceiro lugar no Europeu, realizado em Carr Mill (Inglaterra).