Competição arranca a 1 de maio nas Seicheles. Portugal defronta Paraguai, Mauritânia e Irão.
Corpo do artigo
A seleção nacional partiu para as ilhas Seicheles levando na bagagem a ambição de reconquistar o título de campeão mundial, que escapa desde 2019. A equipa das quinas, que já levantou o troféu por três vezes, apresenta-se como um dos grandes candidatos à vitória, e o selecionador Mário Narciso não relega esse estatuto. “Não podemos esconder que Portugal, pelo historial, entra em qualquer prova como um dos possíveis vencedores”, disse o técnico, ao JN.
Na competição, que decorre entre 1 e 11 de maio no pequeno e paradisíaco arquipélago africano, Portugal integra o grupo B, juntamente com o Irão, o Paraguai e a Mauritânia, adversários que Mário Narciso encara com respeito. “Na minha opinião, o Irão é também um dos possíveis vencedores. O Paraguai tem tradição nesta modalidade, exigirá concentração máxima, enquanto a Mauritânia, apesar de menos conhecida, obriga a uma análise cuidada”, analisou.
A equipa portuguesa, com uma média de idades de 30,5 anos, assenta numa mistura de experiência e juventude, com nomes consagrados como Jordan Santos e os irmãos Martins a liderarem um grupo que conta também com talentos emergentes, como Filipe Santos e Rúben Brilhante. “É bom que apareçam novos valores. É sinal que se está a trabalhar bem no futebol de praia”, realçou Narciso, satisfeito com a renovação constante do grupo.
A preparação para o Mundial passou pela Madeira, onde a equipa mediu forças com a Itália, vice-campeã do mundo, aproveitando o clima semelhante ao das Seicheles para afinar os “detalhes que podem fazer toda a diferença durante uma competição como esta”, sublinhou o selecionador.
Mário Narciso promete uma equipa com “ambição, realismo e uma base sólida”, assegurando uma seleção “à altura da exigência e dos sonhos dos portugueses”. “É bom que os adeptos sejam exigentes e que queiram sempre mais. Se fossem acomodados, isso é que não seria positivo. Essa exigência só nos faz queremos ser melhores”, completou.
A estreia de Portugal neste Mundial será a 1 de maio, frente ao Paraguai, seguindo-se um duelo com relativa desconhecida Mauritânia (dia 3) e, por fim, o jogo com mais exigência, frente ao Irão, a 5 de maio. A fase a eliminar arranca a 8 de maio e a final está marcada para 11.