A seleção nacional de sub-21 garantiu, esta sexta-feira, o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa da categoria, que se disputa no próximo ano na Eslováquia. A equipa de Rui Jorge esteve a perder, mas Fábio Silva, Gabriel Brás e Paulo Bernardo asseguraram a reviravolta da equipa das quinas.
Corpo do artigo
A precisar apenas de um ponto para garantir a presença na fase final, Portugal entrou com o pé esquerdo no duelo de Klaksvik. Logo aos três minutos, Bároarson cobrou um canto direto, aproveitou a má colocação de Samuel Soares e festejou um golo olímpico.
A seleção nacional sentiu, e de que maneira, a desvantagem, precisando de quase 20 minutos para começar a dar uma resposta. Um remate de longe de Paulo Bernardo testou os reflexos de Ari Petersen e, no minuto seguinte, um defesa das Ilhas Faroé salvou um remate de Rodrigo Mora em cima da linha, antes de Fábio Silva acertar no poste da baliza.
A neve começou a cair com bastante intensidade e a equipa da casa voltou a assustar quando Bároarson serviu Sorenson que, em excelente posição, atirou para uma defesa muito atenta de Samuel Soares.
O empate acabaria por surgir aos 38 minutos: Fábio Silva tabelou com Tiago Santos e o avançado do Las Palmas atirou a contar, antes de, já nas compensações, obrigar Petersen a mais uma intervenção de grande nível.
O domínio português manteve-se durante a segunda parte, mas a equipa das quinas sentiu sempre muitas dificuldades para furar a defesa adversária, com destaque para um remate de Quenda, aos 73 minutos, que acertou em cheio no poste da baliza.
A reviravolta foi concretizada a apenas três minutos dos 90. Mateus Fernandes cobrou um pontapé de canto e o central Gabriel Brás voou bem alto para cabecear para o 2-1, sendo que, apenas dois minutos depois, Paulo Bernardo fechou o resultado com um brilhante remate de pé direito.
Portugal festejou assim o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2025, fechando as contas do Grupo G em Andorra, na próxima terça-feira.