A seleção portuguesa feminina de futsal venceu a tricampeã europeia Espanha, por 3-1, naquele que foi o centésimo jogo do selecionador Luís Conceição no comando técnico da equipa principal.
Corpo do artigo
No primeiro de dois encontros entre as duas seleções, disputado no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior, a formação lusa já vencia ao intervalo com golos de Carolina Pedreira, Lídia Moreira e Kika, resultado que Vane Sotelo reduziu a abrir a segunda parte.
Entrou mais assertiva a equipa das quinas, com Carolina Pedreira, aos quatro minutos, a finalizar ao segundo poste uma bela jogada coletiva.
Aos 7 minutos, Lídia Moreira - que antes do início do jogo tinha sido distinguida pelas 50 internacionalizações - faturou depois de desviar com sucesso um remate exterior, sendo que, cinco minutos volvidos, foi Kika, com um remate portentoso ainda distante da baliza, a dilatar a vantagem lusa.
A abrir a etapa complementar, Vane Sotelo, também com um desvio a um disparo fora da área, reduziu a desvantagem espanhola.
Nos instantes finais, as espanholas acercaram-se da baliza portuguesa, mas esbarraram na atenção da guarda-redes Odete Rocha, que rendeu Ana Catarina Pereira ao intervalo.
As duas seleções voltam a defrontar-se no sábado (18.30 horas), novamente na cidade ribatejana, em mais um duelo que visa preparar a fase de qualificação para o primeiro Campeonato do Mundo feminino, que vai realizar-se entre 21 de novembro e 7 de dezembro, nas Filipinas.