A seleção feminina de futebol foi recebida, nesta quinta-feira, em euforia por dezenas de pessoas no Aeroporto de Lisboa. A palavra orgulho foi a mais mencionada entre as jogadoras, que, à chegada, foram recebidas com muita emoção por familiares, amigos e populares.
Corpo do artigo
A estreia da seleção feminina de futebol no Mundial ficou marcada por uma boa prestação, tendo em conta as boas exibições diante dos Países Baixos, Vietname e Estados Unidos, mesmo que isso tenha valido a eliminação na fase de grupos. Por isso, várias dezenas de adeptos deslocaram-se ao aeroporto de Lisboa para receber as navegadoras em clima de festa.
A média, Dolores Silva, lamentou não ter chegado aos oitavos-de-final. “Foi por um poste que não tornámos possível o impossível. Não chegámos onde queríamos mas estamos muito orgulhosas. Espero que a nossa prestação tenha inspirado as jovens do nosso país”, salientou aos jornalistas.
No Mundial, Portugal venceu o Vietname, perdeu com os Países Baixos e, na derradeira partida, disputada na última terça-feira, empatou (0-0) com os Estados Unidos, atual campeão do Mundo. Resultado insuficiente para passar à fase seguinte. “Apesar de tudo, é um momento para desfrutar e um obrigado grande às pessoas que acordaram cedo para ver os nossos jogos".
Já a avançada Jéssica Silva não se poupou nas palavras. “Estamos muito felizes pelo que apresentámos. Desportivamente ficámos aquém do que queríamos mas fora das quatro linhas conquistámos muitas coisas. Balanço? Foram 30 dias muito bem passados, agradecemos às pessoas que estiveram sempre do nosso lado”.
Finalmente, Ana Borges agradeceu também o apoio recebido pela comitiva. “Apesar do fuso horário, sabíamos do apoio que receberíamos. Lágrimas na terça-feira? Foram lágrimas de quem queria ter ido mais longe, foi uma frustração, mas demonstrámos o nosso orgulho em sermos portuguesas e em representar Portugal”.
Por seu lado, o selecionador Francisco Neto também elogiou a prestação das navegadoras: "Não voltámos na data que gostaríamos, não voltámos na data que achamos que merecíamos, mas voltámos com aquilo que tínhamos prometido. Muito trabalho, dedicação e ambição. Demos o que tínhamos e não tínhamos dentro de campo. É isso que carateriza esta equipa. Só se descansa no fim e nunca no meio, é esse o nosso lema e foi isso que fizemos na competição. Agradecer também a todo o staff por tudo aquilo que fazem por nós".
A equipa seguiu para o Palácio de Belém, em Lisboa, onde foi recebida por Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, que elogiu a prestação da equipa das quinas: “Começou com a vossa presença na Nova Zelândia a vitória no próximo Campeonato da Europa. Fizeram tudo para tornar o impossível possível. Jogaram melhor do que a Holanda, melhor que o Vietname e melhor que os EUA. A vossa qualidade foi superior".
Seleção escoltada por dois F-16
Antes de aterrar em Portugal, a seleção nacional foi escoltada por dois caças F-16 da Força Aérea Portuguesa. O momento foi registado em vídeo e partilhado nas redes sociais da Federação Portuguesa de Futebol.