Portugal já garantiu a qualificação para o Euro 2024, mas há registos em jogo e que poderão solidificar a campanha lusa. De momento, a par da França, são o único conjunto com o pleno, obtendo, ainda, o melhor ataque e uma das melhores defesas da prova.
Corpo do artigo
Roberto Martínez não facilitou e a seleção portuguesa, com três jogos por realizar, garantiu a qualificação para o Euro 2024, na vitória frente à Eslováquia (3-2). O feito torna-se no mais rápido de sempre da história das quinas. Ora, olhando para os números na globalidade, o predomínio luso destaca-se a olhos vistos.
Em primeiro lugar, a par da França, Portugal é a única formação que poderá almejar o pleno. No entanto, e devido a ter mais um conjunto no grupo (6), a seleção das quinas poderá sempre ambicionar a terminar esta fase com mais pontos que qualquer outra das congéneres, mesmo que, entre o trajeto, acabe por ceder. Indo a contas, na eventualidade de uma campanha totalmente vitoriosa, os gauleses terminam com 24 pontos. Enquanto, os lusos, replicando a receita, acabariam por perfazer 30.
Quanto ao ataque, neste caso não há sombra para dúvidas: a armada lusa é a mais goleadora. No total são 27 tentos apontados, cavando, deste modo, um fosso enorme para o segundo posto, ocupado pelos vizinhos espanhóis, com 19 (menos oito). Por isso, terminar a qualificação com o melhor ataque é uma meta ao alcance.
Por fim, na outra fase do jogo, no duelo frente à Eslováquia, e após ter sofrido dois golos, Portugal, a par da França, deixou de ter uma defesa inviolável. No entanto, abandona a liderança compartilhada nesta estatística, uma vez que os gauleses só cederam unicamente um tento ante os Países Baixos. Assim sendo, no segundo posto, para além das quinas, seguem mais duas seleções com dois golos concedidos: Hungria e Inglaterra.
Estes são números que impactam e traduzem o domínio da seleção das quinas na caminhada de acesso ao Euro 2024. O próximo embate é contra a Bósnia, esta segunda-feira, às 19.45 horas. Um empate é suficiente para garantir o primeiro lugar do Grupo J.