Roberto Martínez, selecionador luso, tem hoje na Luz, frente à Bósnia, o maior desafio desde que assumiu funções. Craques das quinas valem nove vezes mais do que os jogadores dos Balcãs.
Corpo do artigo
O nível de dificuldade sobe hoje, na Luz, para Roberto Martínez, mas não parece haver motivos para o selecionador português de futebol entrar em pânico. Portugal recebe a Bósnia, no terceiro jogo de apuramento para o Europeu, e apesar de não ser adversário do nível de Liechtenstein (4-0) e Luxemburgo (6-0), encontra-se longe do poderio da equipa das quinas, que é favorita a conquistar o Grupo J de qualificação e está interessada em garantir rapidamente um lugar no torneio que decorrerá na Alemanha, no próximo ano.
De resto, a verificação do valor de mercado dos jogadores das seleções que hoje se defrontam em Lisboa dissipa claramente as dúvidas quanto ao favoritismo luso. De acordo com o portal especializado "Transfermarkt", os 25 jogadores à disposição de Roberto Martínez valem no total 920,5 milhões de euros (média de 36,8), enquanto os 22 futebolistas chamados por Faruk Hadzibegic estão globalmente cotados em 97,9 milhões de euros (4,5 de média), ou seja, cerca de nove vezes menos.
Só Rafael Leão (Milan), que hoje até deverá ser suplente e está cotado em 90 milhões de euros, vale quase tanto como toda a seleção da Bósnia junta. Bernardo Silva (Manchester City), vale 80 milhões e deverá ser o titular mais valioso, à frente de Rúben Dias (Manchester City) e Bruno Fernandes (Manchester United), cotados em 75 milhões de euros cada.
Na seleção dos Balcãs, o jogador mais cotado é Ahmedhodzic (20 milhões). É central do Sheffield United, equipa inglesa que acaba de subir à Premier League. Segue-se Dedic (15 milhões), lateral direito do Redbull Salzburgo, crónico campeão da Áustria, e Demirovic (12 milhões), avançado que atua no Augsburg, equipa alemã que ficou no 15.º lugar na última Bundesliga.
Atendendo à idade, as principais figuras das duas seleções têm um valor de mercado significativamente mais baixo. Cristiano Ronaldo (38 anos), que joga no Al Nassr (Arábia Saudita) vale 15 milhões de euros, enquanto Edin Dzeko (37 anos) que atualmente joga no Inter de Milão (Itália) está cotado em quatro milhões.
Cotações à parte, o novo selecionador português tem o primeiro jogo "a sério" desde que assumiu a equipa das quinas em janeiro deste ano, mantendo-se, contudo, como inequívoca a obrigação de vencer.
Portugal lidera isolado o agrupamento com seis pontos, enquanto a Bósnia é terceira, com três, e já com uma derrota, na Eslováquia (0-2), sendo que apenas os dois primeiros colocados do agrupamento se qualificam para a fase final do Euro 2024.
Refira-se ainda que Portugal, na próxima terça-feira, visitará a congénere da Islândia, no último jogo de 2022/23, partida também de qualificação para o Europeu da Alemanha.