
A equipa orientada por Luís Conceição não podia ter tido melhor começo no primeiro Mundial
Foto: @selecaoportugal / X
Portugal estreou-se este domingo com uma goleada de 10-0 à Tanzânia, em jogo do Grupo C do Mundial de feminino de futsal, que decorre nas Filipinas, que ao intervalo já vencia por meia dúzia de golos.
Corpo do artigo
Num jogo de sentido único, a equipa orientada por Luís Conceição não podia ter tido melhor começo no primeiro Mundial da história, num jogo em que os 10 golos foram marcados por jogadoras diferentes.
Com muitas oportunidades para visar a baliza de Zuhura Waziti, a seleção das quinas impôs o ritmo que quis e houve tempo, e oportunidade, para o selecionador nacional dar ritmo de jogo a todas as jogadoras inscritas.
Ao intervalo, a equipa lusa tinha a vitória praticamente no 'bolso', mas o segundo tempo trouxe mais quatro golos, um dos quais um autogolo de Fatuma Issa, a tentar um corte num lance desenhado por Helena Neves, que no mesmo minuto ainda fez o 8-0, sem interferência das adversárias.
No outro jogo do Grupo C, o Japão impôs-se, igualmente com autoridade, frente à Nova Zelândia, com um triunfo por 6-0, mas que deixa as nipónicas atrás de Portugal na liderança da classificação, face à diferença de golos.
A seleção lusa, finalista dos Europeus em 2019 e 2022 e semifinalista em 2023, integra o Grupo C do Mundial, juntamente com Tanzânia, Japão, com jogo na quarta-feira, e Nova Zelândia, no sábado.
A primeira edição do Mundial decorre na PhilSports Arena, na área metropolitana de Manila, entre 21 de novembro e 07 de dezembro.
Em prova vão estar 16 seleções, na disputa por duas vagas em cada um dos quatro grupos para os quartos de final.
Saber mais
Jogo na PhilSports Arena, em Pasig (Manila).
Portugal - Tanzânia, 10-0.
Ao intervalo: 6-0.
Marcadores
1-0, Maria Pereira, 03 minutos.
2-0, Ana Azevedo, 05.
3-0, Kaká, 06.
4-0, Inês Matos, 11.
5-0, Fifó, 13.
6-0, Kika, 16.
7-0, Fatuma Issa, 21 (própria baliza).
8-0, Helena Nunes, 21.
9-0, Lídia Moreira, 24.
10-0, Carolina Pedreira, 31.
Equipas
Portugal: Ana Catarina Pereira, Inês Matos, Janice Silva, Fifó e Maria Pereira. Jogaram ainda: Maria Odete Rocha, Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Kika, Ana Azevedo, Carolina Pedreira, Marta Teixeira e Lídia Moreira.
Treinador: Luís Conceição.
Eslovénia: Zuhura Waziti, Fatuma Issa, Nasma Manduta, Sabina Mbuga e Winfrida Charles. Jogaram ainda: Gelwa Lugomba, Edina Mkamba, Zainabu Karuka, Yasinta Kaluwa, Helena Mtundagi, Mary Siyame, Rehema Buteme, Zawadi Athuman e Shelda Mafuru.
Treinador: Curtis Reid.
Árbitro: Reem Albishi (Caz).
Árbitros assistentes: Panadda Khotsenaphattra (Tha) e Xin Zhu (Chn).
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Edina Mkamba (14 minutos) e Winfrida Charles (33).
