A seleção portuguesa de râguebi procura, às 13 horas deste sábado, a primeira vitória num Campeonato do Mundo, frente à Geórgia, o adversário mais acessível do Grupo C. O 15 inicial luso já é conhecido e são quatro as alterações efetuadas pelo selecionado Patrice Lagisquet.
Corpo do artigo
Num Campeonato do Mundo nunca há adversários fáceis. A seleção portuguesa de râguebi, após um interregno de 16 anos, ainda procura a sua primeira vitória num Mundial, naquela que é a segunda participação nos grandes palcos da modalidade.
Apesar da derrota frente ao País de Gales, por 28-8, os “lobos” não desarmam na busca pela glória internacional. O ensaio de Nicolas Martins, aos 63 minutos, acalentou as esperanças lusas em fazer história. Agora, a armada portuguesa tem pela frente a seleção da Geórgia, teoricamente, o adversário mais acessível na fase de grupos.
As duas equipas estão muito próximas no ranking mundial, os georgianos ocupam a 13.ª posição do ranking mundial, três posições acima dos lobos. Após o apito final do jogo frente ao País de Gales, o técnico luso deixou apontamentos sobre este próximo desafio.
"Quando se fala da Geórgia, acho que as pessoas subestimam o seu nível e o que podem fazer. Não têm apenas um grande 'pack' avançado, têm linhas de trás muito boas e sabemos há quatro anos que conseguem jogar muito bem", elogiou Lagisquet.
De todos os adversários que Portugal enfrenta na competição, os georgianos são, de longe, aquele com o qual tem maior histórico de confrontos, mas só conseguiu bater por quatro vezes em 25 encontros. No jogo mais recente, em março deste ano, os lusos perderam por 38-11, na final do Europe Championship 2023, em Badajoz.
Nesta quinta-feira, 48 horas antes do apito inicial, foi divulgado o 15 inicial da seleção das Quinas. Raffaele Storti, suplente na jornada inaugural, assume a titularidade na ponta, face à ausência de Vincent Pinto, castigado com uma suspensão de dois jogos, por ter visto cartão vermelho frente aos galeses.
Para além do regresso de José Madeira, que ficou de fora no primeiro jogo, Diogo Hasse Ferreira assume a posição de pilar direito, no lugar de Anthony Alves. A maior surpresa vai mesmo para a entrada de Pedro Bettencourt para o lugar de José Lima, como segundo centro.
Patrice Lagiquet, quando questionado face às mudanças no elenco, assegurou que “excetuando o Vincent Pinto, que não pode jogar, todas as outras alterações foram feitas por opção da equipa técnica" e negou a existência de qualquer lesão.
Portugal está na máxima força e tentará a tão aguardada primeira vitória. A partida frente à Geórgia está agendada para as 13h de sábado, no Stadium de Toulouse, com arbitragem do neozelandês Paul Williams. Após o encontro com a seleção georgiana, os lobos irão ainda defrontar a Austrália, a 1 de outubro, e Fiji, a 8 de outubro.
Veja aqui o elenco completo que defrontará a Geórgia: