A seleção portuguesa feminina conseguiu, na madrugada desta sexta-feira, o primeiro triunfo de sempre face aos Estados Unidos, ao 12.º jogo, ao vencer por 1-2 o particular realizado em Chester, na Pensilvânia.
Corpo do artigo
Diana Gomes, aos 41 minutos, Fátima Pinto, aos 72, apontaram a reviravolta da formação das quinas, depois do tento inaugural das campeãs olímpicas em título, marcado por Rose Lavelle, logo aos 31 segundos, naquele que foi o 12.º jogo entre as duas formações, mas só agora surgiu a primeira vitória e os primeiros golos.
A seleção norte-americana tem o rótulo de ser a melhor do mundo, o que torna este triunfo um grande feito, apesar de ser num jogo amigável. As portuguesas tinham perdido os 10 primeiros jogos, entre 1994 e 2021, com nenhum golo marcado e 39 sofridos.
"É uma noite que elas merecem, uma noite positiva acima de tudo pelo que produzimos, pelo que jogámos, num campo difícil, em condições difíceis, mas também tínhamos dito que não era desculpa para nada", disse o selecionador Francisco Neto no final da partida, contente com a vitória.
Kika Nazareth, que joga no Barcelona partilha da mesma opinião. "É impressionante o que esta equipa fez, tendo em conta todas as condições, o que aconteceu, a viagem cancelada, o jet-leg, o só treinarmos um dia", revelou, ela que assistiu para o golo de Diana Gomes.
Os Estados Unidos vão ter a oportunidade de se vingar, já que voltam a defrontar Portugal no domingo às 20 horas de Lisboa.

