Golos vistosos de Salvador Agra (45 minutos) e David Simão (90+2) valeram, esta quarta-feira, à seleção portuguesa de futebol de sub-21 um triunfo sobre a Ucrânia, por 2-0, nas exceções ao sonolento desafio particular disputado em Santa Maria da Feira.
Corpo do artigo
Para preparar o importante jogo de 1 de junho frente à Rússia - líder do Grupo 6 de apuramento para o Euro2013, com o pleno de 12 pontos, quatro de avanço sobre Portugal, que tem um jogo a mais - Rui Jorge escolheu a Ucrânia, quarta do grupo 2, num teste paupérrimo.
A equipa lusa revelou ainda naturais lacunas de ligação entre setores, o que, aliado à classificação, parece limitar ainda mais o sonho de estar presente no Euro2013 em Israel.
Os primeiros minutos prometiam emoção, Portugal atacava mais, mas a verdade é que o perigo era ucraniano, com um remate perigoso de Serhiy Rybalka (07 minutos), após lance individual, seguindo-se uma "brincadeira" de Anthony Lopes (11) que demorou uma eternidade a aliviar e acabou por o fazer contra Pylyp Budkisvskyy, valendo-lhe a direção errada da bola.
O encontro entrou em fase muito monótona e os lusos só se "mostraram" aos 29 minutos, com Wilson Eduardo a atirar ligeiramente por cima.
Quando os bocejos nas bancadas pediam há muito o intervalo, o momento alto do jogo: livre indireto, um toque para o lado e o pequeno Salvador Agra a disparar muito colocado ao ângulo direito, sem qualquer hipótese de defesa (1-0).
Quatro substituições ao intervalo não alteraram o jogo desgarrado de Portugal, que viu a Ucrânia criar novamente perigo primeiro.
Em dois livres na mesma zona que deu o tento aos lusos, Vitaliy Kaverin (54) quase fazia golo no ângulo oposto, seguindo-se tentativa de Andrii Bogdanov (60) que Mika segurou.
Estes lances foram exceção a um marasmo total, para tranquilidade dos guarda-redes, sem trabalho.
O desafio arrastava-se penosamente para o fim e muitos já tinham abandonado o estádio quando David Simão, de livre direto, imitou o seu companheiro e colocou a bola no ângulo no definitivo 2-0.
Jogo no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.
Portugal - Ucrânia, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Salvador Agra, 45 minutos.
2-0, David Simão, 90+2.
Equipas:
- Portugal: Anthony Lopes (Mika, 46), Cédric (Luís Martins, 46), João Pereira, Pedro Mendes (Vítor Bastos, 78), Rúben (Ivo Pinto, 46), André Almeida, André Martins (Danilo, 78), Josué (Abel, 67), Salvador Agra (David Simão, 46), Wilson Eduardo (Ludovic, 67) e Rui Fonte (Amado, 67).
(Suplentes: Mika, Ivo Pinto, Vítor Bastos, Luís Martins, Amado, Danilo, David Simão, Ludovic e Abel).
- Ucrânia: Maksym Koval, Temur Partsvaniia, Sergii Kryvtsov, Iurii Putrash (Oleksii Babyr, 72), Ievgen Opanasenko, Vitaliy Kaverin (Artur Karnoza, 78), Serhiy Rybalka (Ievgenii Shakhov, 55), Dmytro Grechyshkyn (Oleksii Babyr, 78), Pylyp Budkivsyy, Oleksandr Karavayev e Roman Bezus (Andrii Bogdanov, 55).
(Suplentes: Igor Levchenko, Artur Karnoza, Ievgenii Shakhov, Igor Plastun, Andrii Bogdanov e Oleksii Babyr).
Árbitro: Carlos Xistra (Portugal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Almeida (59) e Temur Partsvaniia (90+1).
Assistência: Cerca de 5.000 espetadores.