O selecionador alemão de futebol, Joachim Löw, absteve-se de votar na eleição para a Bola de Ouro, na qual se encontram a votos cinco internacionais germânicos e por isso optou por não dar preferência a nenhum deles.
Corpo do artigo
"Por um lado, é uma honra para o futebol alemão que haja cinco jogadores entre os candidatos, mas devido ao facto de a FIFA tornar públicos os votos isso coloca um problema ao selecionador", explicou o porta-voz da Federação alemã (DFB), Jens Grittner.
Entre os 23 futebolistas candidatos à Bola de Ouro estão os alemães Manuel Neuer, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger, Thomas Müller e Mesut Özil.
Löw poderia votar em três e deixar outros dois de fora, mas a DFB entende que para o técnico isso poderia deixar a ideia que estaria a depreciar os não escolhidos.
"Ele não se vê em condições de votar de maneira imparcial e por isso decidiu abster-se", explicou ainda Grittner.
O defesa Philipp Lahm, capitão da seleção alemã, votou primeiro no francês Franck Ribéry, seu companheiro de equipa no Bayern Munique, em segundo no português Cristiano Ronaldo e em terceiro no argentino Lionel Messi.
Cristiano Ronaldo, avançado do Real Madrid, procura a segunda Bola de Ouro da sua carreira, troféu que distingue o melhor jogador do Mundo da FIFA, depois de a ter conquistado em 2008.