Na quarta presença em fases finais de grandes competições ao serviço da seleção portuguesa, Fernando Santos soma, pela primeira vez, duas vitórias na fase de grupos, sendo que os seis pontos contabilizados são também um novo máximo.
Corpo do artigo
Ao êxito com o Gana (3-2), Portugal juntou o sucesso (2-0), frente ao Uruguai, uma dupla vitória inédita desde que Fernando Santos assumiu este cargo.
Com este técnico, Portugal somara no máximo um êxito em fases de grupos. No Euro2016, que acabou com o triunfo luso, teve três empates (Islândia, Áustria e Hungria) e passou como terceira do Grupo F.
Seguiu-se o Mundial2018. Portugal ficou em segundo no Grupo B, com empates frente a Espanha e o Irão. Pelo meio bateu Marrocos, totalizando cinco pontos.
No Euro2020, Portugal ficou em terceiro lugar, após ter batido a Hungria, perdido com a Alemanha e empatado com a França. No total valeu quatro pontos.
Em comum, Fernando Santos contabiliza quatro qualificações para as fases a eliminar, sendo que, em aberto, para o jogo de sexta-feira com a Coreia do Sul (15 horas, SIC e Sport TV1), está a chance de pela primeira vez vencer o agrupamento. Uma posição que desperdiça, se perder com os coreanos e se o Gana bater o Uruguai. Nesse cenário o lugar decide-se na diferença de golos, sendo que Portugal tem uma vantagem de três tentos.